Cotidiano

Wier Tecnologia apresenta soluções sustentáveis para o setor automotivo na Autopar 2018

Eliminação de bactérias e ar puro para veículos com tecnologia de ozônio e plasma frio
(Foto: Divulgação)

A WIER Tecnologia estará  presente na  Autopar 2018, que será  realizada na Expotrade em Pinhais, entre os dia 06 a 09 de junho, com seus equipamentos de higienização, purificação e sanitização, usando a tecnologia de Plasma Frio e Ozônio. Os purificadores da WIER não requerem o uso de produtos químicos para a sanitização de ambientes, além de não deixarem resíduos são tecnologias limpas e sustentáveis.

Os interessados poderão conhecer o processo da utilização e como os gases de Ozônio e Plasma Frio são empregados em seus equipamentos e ainda como as tecnologias limpas e inovadoras para higienização, purificação e sanitização podem gerar economia e sustentabilidade.

A WIER é uma empresa de base tecnológica localizada no Parque Tecnológico Alfa em Florianópolis, que desenvolve e comercializa soluções para tratamento

e purificação de ambientes.

Os purificadores da Família Purific destinam-se à sanitização de ambientes eliminando todo e qualquer odor desagradável (cigarro, animais, comida), micro-organismos presentes no ambiente (vírus, bactérias, fungos, protozoários), além de mofo e ácaros. Sem necessitar a adição de produtos químicos, os purificadores já são utilizados com sucesso no setor automotivo, hotelaria, bares, restaurantes, academias, pet shops, auditórios, cinemas, hospitais, entre outros. Totalmente automatizadas e com conceito de smartmachines, são ligadas para fazer o trabalho e programadas para desligar. Não existe esforço humano, pois a máquina trabalha sozinha. Os purificadores da WIER promovem um tratamento duplo do ambiente: purificação do ar através da tecnologia e eliminação de  odores e micro-organismos, mesmo impregnados no ambiente e em superfícies, através de ozônio (O3).

O ozônio, é produzido pelas máquinas e é um gás natural formado a partir do oxigênio presente no ar que respiramos. O ozônio produzido pelas máquinas da WIER é o mesmo encontrado na camada de ozônio que protege o planeta terra e é capaz de eliminar até 99% dos microrganismos presentes nos ambientes. É um microbicida até 3.200 vezes mais potente que o cloro

Ter um aparelho da WIER, pode evitar uma série de doenças e contaminações. Os ambientes ficarão mais seguros,  As máquinas da FamíliaPurific são práticas, eficientes, econômicas e muito versáteis. Trata-se de um equipamento leve, compacto fabricado em alumínio. Dispensa o uso de produtos químicos (sem refil) e não deixa resíduo. Enfim, prático, eficiente e ecologicamente correto, pois a empresa tem como lema e missão prover sustentabilidade ao meio ambiente. Com o desejo de ser para o Brasil uma empresa referência com tratamento de efluentes e purificação de ambientes, a WIER trabalha com paixão, persistência, inovação, compromisso, e sustentabilidade.

 

COMO FUNCIONAM OS PURIFICADORES

Os equipamentos da Família Purific atuam de duas formas: de forma passiva, purificando o ar que passa por dentro da máquina e de forma ativa através do ozônio liberado pela máquina.

Na forma passiva, o ar que passa dentro da máquina é purificado através da tecnologia de plasma frio. O ar recebe a ação de radiação ultravioleta (UV), radicais livres, elétrons de alta energia, entre outros formados pelo plasma e que conseguem eliminar micro-organismos e assim purificar o ar que sai da máquina.

Na forma ativa, a purificação do ambiente é feita através de gás ozônio que é liberado continuamente pela máquina. Por ser um gás, ele se espalha por todo o ambiente e se alastra pelo ambiente, chegando inclusive em lugares aonde a limpeza convencional não chega ou que não é feita. O ozônio é um gás natural bem oxidante e reativo. Ele consegue matar micro-organismos, vírus, bactérias, fungos e ácaros, assim como consegue quebrar moléculas orgânicas que causam mau cheiro.

No setor Automotivo os purificadores da WIER podem ser usados para:

Higienizar, purificar e sanitizar o interior e ar condicionado de veículos.

Destruindo bactérias, fungos, vírus e protozoários e eliminando qualquer odor e fungos.

Os purificadores da WIER podem facilitar e gerar economia e mais qualidade também para este setor. Os equipamentos eliminam vários processos de higienização e consequentemente geram uma enorme economia de água, produtos químicos e energia pois consomem apenas energia elétrica de baixa potência (em torno de 20W, o que é menos que uma lâmpada fluorescente comum).

Em relação ao cloro, o ozônio tem ação mais forte e rápida e é altamente oxidante.

No Setor Automotivo, o tratamento com Ozônio garante,

Saúde para a família.

Automóvel  totalmente livre de bactérias, vírus e fungos, garantindo saúde aos ocupantes.

Fim dos problemas alérgicos,

O gás é recomendado por médicos e especialistas; e já é altamente difundido na Europa e países desenvolvidos.

Tecnologia verde,  Sustentável e ambientalmente correta, não gera subprodutos tóxicos no meio ambiente; 

Gerado no local de consumo, sem necessidade de estoque e transporte; 

Sem manuseio, oferecendo maior segurança operacional.

Grande economia com produtos químicos.

 

PURIFICADORES WIER, PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Assegura uma eficiente produção de ozônio com rigorosos controles de processo e segurança.

Design simplificado e funcionamento automatizado.

Tecnologia 100% nacional.

Garantia e assistência técnica local.

Projetos específicos e automações para acesso remoto poderão ser incorporados conforme necessidade do cliente.

Tecnologia limpa, ambientalmente correta e sustentável, não produz resíduos ao Planeta. 

 

HISTÓRIA DA WIER

A WIER foi fundada em 2011, mas foi a partir de 2014, que todo o projeto dos purificadores saiu do papel e chegaram ao mercado. "Hoje já vendemos mais de 3.600 máquinas.", conta Bruno Mena, fundador da WIER. Tendo frequentado sempre as escolas públicas, foi sempre um aluno aplicado e dedicado. Em 2006 chegou a Florianópolis para fazer faculdade e formou-se em Química em 2010 pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em três habilitações: Bacharelado, Licenciatura e Tecnológica. Concluiu seu Mestrado em Química pela UFSC em 2012. Em 2014 concluiu seu MBA com foco em Engenharia Sanitária e Ambiental. Em 2015, publica seu livro sobre a tecnologia de plasma frio com o tema: Plasma frio de descarga elétrica de alta tensão.

Em 2016 tornou-se Doutor em Química pela UFSC, tendo feito uma parte do doutorado na Universitàdegli Studi Padova, Itália, a oitava Universidade mais antiga do mundo e onde Galileu Galilei, Nicolau Copérnico e outros famosos lecionaram.

Apresentando bons resultados, a WIER conseguiu feitos importantes, recebeu incentivo financeiro do PappeFinep Inovação, Projeto Tractebel Energia Aneel, Senai/Sesi Inovação, também foi finalista no Prêmio EDP Inovação 2020, SEBAETEC, e foi selecionada para a Darwin Starter. Atualmente a  empresa está incubada num dos maiores Centros de Tecnologia do País, o Parque Alfa da Fundação CERTI localizado em Florianópolis.

No mesmo ano, a partir de agosto de 2016 a WIER, tornou-se uma empresa certificada pelo instituto ITEL, de Barcelona, Espanha, para a higienização e desodorização de ambientes.

Este certificado é válido para toda a União Européia e países relacionados, como o Brasil.

Recentemente a Empresa foi selecionada para a edição de 2017 do programa Scale-Up da Endeavor. A Endeavor é uma iniciativa da organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo. O projeto apoia empreendedores que estão se destacando pelo alto crescimento, nos mais diversos setores. E para o InovAtiva Brasil  que é um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

 

A IDEIA

A ideia surgiu quando Bruno ainda estava na faculdade. "Eu entrei na faculdade já querendo ter uma empresa. Eu não sabia ao certo o que faria, mas já sabia que tinha que estar ligada ao meio ambiente, porque eu via no meio ambiente um potencial muito grande de negócio, pois a consciência ambiental estava crescendo no mundo todo e já se falava em reaproveitamento e reuso de água, problemas com a poluição ambiental, contaminação de rios.", conta ele.

Percebendo que a legislação começava a ficar mais rígida, assim como a consciência ambiental em todo o mundo, Bruno acreditava que logo o Brasil também seria um bom mercado para isso, de modo que equipamentos que facilitassem e melhorassem as condições de ambientes, lagos, rios, teriam um bom mercado. Ele tinha tristes lembranças de quando era criança. Em sua cidade Natal, Nova Trento (SC), o rio mudava de cor devido a descarga de efluentes químico tóxicos que empresas do setor têxtil lançavam na água causando também a mortandade de peixes.

Ao ingressar na faculdade de Química, Bruno começou a trabalhar em um grupo que fazia pesquisas com Plasma e foi assim que começou a desenvolver a tecnologia de plasma frio. "Eu comecei do zero. Com o tempo, resultados interessantes foram surgindo." E tais resultados o levaram a congressos, artigos científicos e a certeza do potencial da tecnologia de plasma frio usada no tratamento de efluentes líquidos. Assim continuou seu trabalho e participou do Sinapse da Inovação para então abrir a sua  empresa.

 

A EMPRESA TEM UMA PROPOSTA DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E SOCIAL.

Bruno, o fundador da WIER, além da sua grande preocupação com o meio ambiente, acha importante atuar na área social. Faz voluntariado há cinco anos no setor de oncologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão,  e sua empresa faz doações em dinheiro em alguns eventos, como Páscoa, Natal, Dia das Crianças e outros."O trabalho voluntário faz parte dos meus valores e pela WIER também fazemos doações de sangue no HEMOSC (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina),  há três anos. Temos até um certificado", diz ele.