Novo HGU em Marechal contará com equipamentos de alta tecnologia

11

O novo Hospital Geral Unimed (HGU) em Marechal Cândido Rondon, idealizado pela Unimed Costa Oeste, nasce com o propósito de trazer ao Oeste do Paraná um tratamento humanizado e acolhedor aos usuários, além de alinhar os parâmetros do edifício às particularidades regionais da cidade.

O hospital contará com enfermarias compostas por dois leitos para oferecer privacidade e conforto não apenas aos pacientes, como também aos seus familiares. “A internação abrigará quartos individualizados que oferecerão uma experiência exclusiva de atendimento e hotelaria hospitalar, além de uma suíte que elevará estes patamares a outros horizontes”, revela o arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico do hospital, Eduardo Nishitani.

Ademais, o edifício unirá funcionalidade e eficiência, características importantes aos setores de Saúde Ocupacional e ao Pronto Atendimento. “Além de oferecer percursos operacionais reduzidos para seus colaboradores, possuirá a flexibilidade operacional necessária para adequar seu funcionamento para novas condicionantes epidemiológicas como as que vivemos recentemente”, explica Eduardo.

O arquiteto destaca que além da flexibilidade operacional, o hospital está sendo preparado para o futuro. “Com potencial de crescimento imenso, o estabelecimento poderá facilmente abrigar os mais modernos equipamentos de diagnóstico por imagem, como também possui potencial de crescimento de mais que o dobro de sua área atual projetada, podendo contar setores de alta complexidade como UTIs”, complementa.

CONTROLE DE ACESSO – Segundo Eduardo, o HGU em MCR contará com um sistema de circulação que atende ao controle de fluxo de pessoas. “Uma forma de garantir não apenas a privacidade necessária aos colaboradores, mas garantimos que fluxos não se misturem, podendo trazer riscos aos pacientes, bem como aos colaboradores. Dessa forma, um visitante jamais ficará perdido e chegará sem querer até a cozinha. Todos os acessos possíveis para tal precisam de permissão ou de algum controle de acesso formal”, pondera.

CENTRO CIRÚRGICO – O Centro Cirúrgico do hospital irá oferecer as condições necessárias às cirurgias complexas em salas de mais de 36m², bem como poderá atender as agendas simplificadas e de alto giro, como cirurgias em regime de hospital-dia, ou seja, quando a permanência no ambiente hospitalar é a menor possível, trazendo benefícios ao paciente: trata-se da mais moderna forma de hospitalização em tratamento cirúrgico que permita uma curta internação.

SETORES DE APOIO – Mas nem só de assistência vive um hospital. Os setores de apoio estarão completamente preparados para absorver as necessidades geradas. “Com uma cozinha industrial completa o hospital poderá oferecer aos pacientes, acompanhantes e seus colaboradores, refeições do mais alto padrão. Após cada refeição os colaboradores poderão descansar na varanda externa exclusiva”, frisa.

Um edifício voltado para a saúde precisa cuidar tão bem de seus colaboradores quanto cuida de seus pacientes. “São eles que ocupam e usufruem cotidianamente do local que nem sempre é recheado de experiências agradáveis. Dessa forma, em todos os setores, bem como no hospital como um todo, existirão salas de conforto de colaboradores, onde os mesmos poderão descansar e descomprimir da rotina estressante que vivem os profissionais de saúde”, justifica.

Além de amenidades como centrais de auto atendimento com Vending Machines (máquinas de vendas de comidas e bebidas), o hospital contará com um pequeno auditório para aproximadamente 60 pessoas e brinquedoteca. “Além disso, terá elementos de arquitetura que conversam de forma contemporânea com a influência da arquitetura germânica local, característica inconfundível da comunidade rondonense”, destaca Nishitani.

EXPRESSIVO EM NÚMEROS – Em números, o HGU em Marechal Cândido Rondon ocupará uma área de 5,1 mil metros quadrados e estará equipado com quatro salas grandes de cirurgia; aproximadamente 30 leitos de internação; ambulatórios; pronto atendimento, centro de imagens, clínica de saúde ocupacional, além de todo o apoio e infraestrutura necessários para seu pleno funcionamento.

MARECHAL CÂNDIDO RONDON