Arena do conhecimento Sebrae antecede Congresso de Pescados do Brasil

11

A Arena Do Conhecimento Sebrae será realizada hoje (23), das 16 às 18 horas como um dos pré-eventos do International Fish Congress & Fish Expo, que ocorre nos dias 24, 25 e 26 deste mês de novembro, em Foz do Iguaçu. O principal evento do setor de pescado no Brasil será realizado no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention.

Quatro palestras de alto nível científico constituem a programação da Arena do Conhecimento Sebrae. As empresas interessadas em participar podem fazer o credenciamento no site www.ifcbrasil.com.br. A inscrição é gratuita.

Novo cenário de eficiência energética e escassez hídrica para os pequenos negócios será o tema a ser abordado por Juliana Borges, analista do Sebrae Nacional do segmento de energia e indústrias de base tecnológica.

Três pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura apresentarão aspectos relevantes da aquicultura. O uso da água na piscicultura e os sistemas de produção serão focalizados por Adriana Ferreira. Viviane Santos abordará a gestão da água no processamento de peixes e Manoel Pedroza tratará do mercado consumidor de produtos da aquicultura no Brasil.

A analista do Sebrae em gestão de projetos na área de aquicultura e pesca Newman Costa assinala que “trouxemos os melhores profissionais do mercado para contribuir com a piscicultura no País”. Mostra que a abordagem do tema sofre eficiência energética e escassez hídrica ensinará  como utilizar a energia solar para reduzir custos, bem como o consumo consciente da água e outros assuntos relevantes.

Newman aponta que duas importantes instituições – o Sebrae e a Embrapa – se uniram para apoiar o setor, oferecendo o que há de mais atual em conhecimento científico para a aquicultura.  “A Arena do Conhecimento é um espaço planejado exclusivamente para o setor de pescados. O Sebrae e seus parceiros estarão sempre disponíveis para levar ciência, tecnologia e inovação ao setor aquícola”, destaca.

OUTRA PARCERIA – Outra importante parceria do Sebrae com o  IFC 2021 é a Rodada de Negócios, reunindo  produtor, indústria, atacado e varejo. A Rodada de Negócios será desenvolvida nos dias 25 e 26 em três segmentos: compra e venda de pescado, compra e venda de máquinas e equipamentos e compra e venda de insumos para nutrição animal e produtos veterinários. Nas pontas dessa comercialização incentivada estarão supermercados, distribuidores, indústrias, frigoríficos, cooperativas, piscicultores e produtores.

O presidente do IFC 2021 e ex-ministro da Pesca Altemir Gregolin realça que o IFC 2021 terá como um dos seus destaques a feira de negócios com mais de 100 estandes de empresas nacionais e internacionais, espaço para novas tecnologias de recirculação, mostra de trabalhos científicos e palestrantes de 15 países.

Gregolin assinala que o tema geral sintetiza a orientação central do Congresso: “Das águas à mesa do consumidor: por uma cadeia competitiva, sustentável e focada no mercado global”.

IFC BRASIL – O 3º International Fish Congress tem a coorganização da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação  (FUNDEP) e da Unioeste com apoio do Sebrae, Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Governo do Estado do Paraná, Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Associação de Produtores de Peixes do Brasil (Peixe BR), Associação das Indústrias de Pesca (Abipesca), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Paraná, Sanepar e Copel.  O IFC 2021  conta ainda com o apoio da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Sistema Faep/Senar-PR.

FOZ DO IGUAÇU