Desenvolvimento Econômico avalia estragos em lavouras de Quatro Pontes

0 3

Fortes chuvas tem sido registradas em Quatro Pontes. Nas lavouras, os basões (usados para impedir a erosão causada pela chuva) ficam cheios de água. Em outras lavouras, a chuva pesada causou estrago com as erosões. Com a proposta de avaliar a situação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está verificando a extensão do problema, fazendo um levantamento das lavouras atingidas.

O secretário Rudi Kuns conta que ocorreram muitas mudanças até hoje. “As curvas de nível, por exemplo, foram rebaixadas, trabalhando-se agora com base larga. Como uns anos não choveu muito, vários produtores rebaixaram demais, deixando determinados pontos desprotegidos. Atualmente, com as elevadas precipitações, as curvas de nível não estão mais suportando a água. Na verdade, o sistema como um todo não aguenta mais tanta chuva pesada. Uma solução seria refazer tudo, mas é uma prática inviável, pois iria comprometer toda a produção do município. Precisamos discutir esse assunto com toda a assistência técnica municipal e os produtores rurais e encontrar alternativas. Uma orientação é o produtor chamar o seu técnico ou agrônomo e verificar o que há de errado e o que pode ser melhorado na conservação do solo. Alguns retiraram curvas, outros tem problemas de manejo, em especial quem faz corte do pé inteiro de milho para silagem, visto que a área fica suscetível a baixa infiltração”, esclarece.

Ele acrescenta: “Da parte da prefeitura, o município tem leis e maquinários disponíveis para que seja feita a conservação do solo, através de parceria. Contudo, o produtor precisa buscar soluções e nos apresentar. Após a colheita, teremos uma programação para resolver essas questões. A intenção é evitar perdas”.

Vanderleia Kochepka

QUATRO PONTES

Deixe um comentário