Famílias fazem primeiro plantio de árvores no Bosque da Vida

15

Integrando a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente de Maripá, as famílias com crianças nascidas a partir de 1º de janeiro deste ano junto a autoridades realizaram na manhã de terça-feira (8), o primeiro plantio de árvores no Bosque da Vida. Nesta primeira etapa, 20 árvores de várias espécies foram plantadas representando as 20 crianças nascidas até o mês de maio.

“Por conta da pandemia, muitas famílias pediram para que nós plantássemos a árvore e assim fizemos. Todas as crianças vão integrar uma ficha de cadastro que deixaremos arquivada, com a respectiva numeração da árvore para que depois a família possa visitar num momento oportuno”, explica a vice-prefeita, Janaína Müller Geraldi.

A árvore de número um é do pequeno Davi, que tem pouco mais de um mês de vida. Para a mãe, Lidiane Kraemer Uhry, esse foi um momento de muita alegria. “Como mãe eu sempre estarei incentivando meus filhos a cuidar da natureza, pois as futuras gerações também precisam dos recursos naturais que dispomos hoje”, relata.

Lidiane, que é professora de geografia diz que o projeto é muito importante, pois incentiva as crianças a cuidar do meio ambiente. “Temos que conscientizar as gerações que estão vindo para que tenhamos equilíbrio ambiental para as futuras gerações, garantindo assim o desenvolvimento sustentável”, pontua.

O PROJETO – O Bosque da Vida, lançado no mês de abril durante a programação de aniversário do município, é uma iniciativa que marcará o nascimento das crianças maripaenses, dando à família a oportunidade de plantar uma árvore em sua homenagem. “O plantio de cada nova árvore celebra a vida e será um momento marcante e de muita alegria para as famílias maripaenses e também uma ação que busca incentivar o plantio e cultivo de árvores por parte da população para preservação do meio ambiente”, enfatiza a vice-prefeita, Janaína Müller Geraldi.

O Bosque da Vida está localizado em um terreno público destinado à área verde, em frente à Câmara Municipal de Vereadores. “Este projeto vem de encontro à uma necessidade trazida pelos vereadores, que é dar uma destinação aos diversos lotes que o município possui, mas, acima de tudo, é um projeto que valoriza a vida, ainda mais no momento pelo qual estamos passando, onde vemos diariamente nas redes sociais pessoas em luto por familiares e amigos”, ressalta o prefeito Rodrigo Schanoski.

COMO VAI FUNCIONAR – O plantio será realizado uma vez por mês para as crianças nascidas neste período. A muda de árvore será disponibilizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, mediante a apresentação da Certidão de Nascimento. Os dados da criança, assim como a data de plantio e numeração da árvore serão arquivados no Setor de Protocolo do Município.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE – Realizada em alusão do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a Semana Municipal do Meio Ambiente teve início na segunda-feira (7) e segue até sábado (12) com atividades que buscam chamar a atenção de todos para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Programação dos próximos dias: 10/06: Oficina: Horta Comunitária na Escola Kuroli; 10 e 11/06: Distribuição de mudas de árvores para alunos da rede municipal; 11/06: Mobilização nas Redes Sociais: Plantio de Árvores com as Hashtags #SemanaMunicipalDoMeioAmbienteDeMaripá e #PlanteUmaÁrvore; 12/06: Pedágio educativo na Praça das Orquídeas.

Maripá