Foz do Iguaçu recebe o Festival Tambaqui da Amazônia

12

O Festival Tambaqui da Amazônia está confirmado para o dia 25 de novembro, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, durante o International Fish Congress (IFC 2021), um dos maiores eventos do segmento da aquicultura e pesca no Brasil. Na ocasião, 300 bandas do peixe nativo da Amazônia serão assadas e servidas para convidados e participantes do congresso. O objetivo é promover o consumo desta espécie, considerada de sabor inigualável.

Essa edição do Festival é organizada pelo Sebrae, pela Associação dos Piscicultores do Estado de Rondônia (Acripar) e pela Zaltana Pescados. A parceria com a organização do IFC 2021 veio como uma oportunidade de mostrar a investidores, participantes e ao grande público todo o potencial da produção de Tambaqui rondoniense, as características e qualidade da proteína produzida, assim como a viabilidade econômica do setor.

O presidente do IFC 2021, ex-ministro da pesca Altemir Gregolin assinala que a realização  do Festival Tambaqui durante o Congresso demonstra o nível de representação e integração da cadeia produtiva que o evento está obtendo em sua terceira edição.

A diretora executiva Eliana Panty destaca que a presença do Festival Tambaqui reforça a proposta de fortalecimento de todos os segmentos da aquicultura e pesca. “Estamos vivendo um momento ímpar, com uma grande evolução da cadeia de pescados brasileira na última década, especialmente na aquicultura e na indústria. Além de fortalecer o mercado interno, estamos ampliando as exportações e nos inserindo no mercado externo, o que é muito relevante. Ao escoar nossa produção para o mundo, temos maiores condições de desenvolver o potencial pesqueiro e aquícola, que é o nosso grande desejo”, afirma.

“Esse congresso é um palco ímpar para nós. Depois de mostrar ao Brasil todo o sabor do nosso Tambaqui, Rondônia quer dizer agora para os investidores, indústrias e demais interessados, que estamos prontos, maduros e que temos capacidade de produção. Precisamos sim de mais plantas frigoríficas, de pessoas que somem com este mercado para que todos os brasileiros possam ter acesso ao nosso peixe”, explica o presidente da Acripar Francisco Hidalgo.

Em 2021, a segunda edição do Festival Nacional Tambaqui da Amazônia realizou assados semelhantes em todo o território brasileiro. Foram mais de 34 mil bandas de Tambaqui assadas em todas as capitais e no Distrito Federal. A ação buscou a geração de negócios para a cadeia produtiva local, assim como a promoção do pescado pelo país. Com os resultados positivos para os produtores, a busca em 2022 seguirá voos mais altos.

“O Tambaqui é um peixe 100% brasileiro, 100% sustentável e com potencial de crescimento incrível. Nós do Sebrae há muito tempo acreditamos nesse segmento, investimos pesado na capacitação dos produtores, na promoção e geração de um ambiente favorável para nossos piscicultores. Depois do Brasil, o Tambaqui tem que ganhar o mundo também”, avalia o diretor técnico do Sebrae em Rondônia Samuel de Almeida.

Para participar do Festival do Tambaqui durante o IFC 2021 é necessário se inscrever no evento, através do endereço www.ifcbrasil.com.br. Mais informações também podem ser obtidas através das redes sociais do evento, assim como diretamente na página do festival no Instagram – @festivaldotambaqui e pelo WhatsApp (69) 69 99217-9263.

FOZ DO IGUAÇU