Laboratório do IPEM-PR destaca os avanços no controle de umidade de grãos no Show Rural

0 88

A umidade dos grãos é um aspecto importante na qualidade da colheita, pois influencia o peso e, por isso, o preço de mercado do produto. Grãos muito úmidos podem gerar perdas por deterioração, enquanto grãos muito secos podem perder valor nutritivo e comercial.

Essa é a mensagem que o Laboratório do IPEM de Cascavel quer passar aos produtores rurais, técnicos, engenheiros agrônomos entre outros visitantes do Show Rural Coopavel, que prossegue até sexta-feira em Cascavel (PR). O estande do IPEM está  fazendo demonstrações e expondo equipamentos de controle de umidade, entre eles dois da marca Motomco – ESI e FBI – que são os carros chefes da empresa Loc Solution, detentora da marca Motomco no Brasil.

A padronização técnica dos equipamentos usados para medir o teor de umidade dos grãos eliminou os conflitos antigos que ocorriam entre compradores e vendedores de grãos nessa etapa do processo produtivo

Em agosto de 2013, o Inmetro publicou a Portaria nº 402 que aprovou o Regulamento Técnico Metrológico (RTM), o qual definiu especificações para medidores de umidade de grãos utilizados em transações comerciais. De lá para cá, muita coisa mudou.

O supervisor do Laboratório do IPEM de Cascavel, engenheiro agrônomo, Celso Antonio Claser, afirma que após a publicação da portaria, a cadeia produtiva passou a se profissionalizar, buscando novas tecnologias e se aprimorando ao máximo para obter a melhor transação comercial. “Isso foi importante para trazer transparências às medições, tanto para o produtor quanto para os compradores”, afirma Claser.  

Para a gerente de Relacionamento com o Cliente da Loc Solution/Motomco, Fernanda Rodrigues da Silva,  não há dúvidas de que a portaria trouxe avanços para a agricultura brasileira. “O fato de os modelos serem aprovados e verificados por órgãos como o IPEM/Inmetro faz toda a diferença e traz muita confiança aos envolvidos neste processo”, destaca ela.

Conforme Celso Claser, todos os medidores de umidade de grãos fabricados ou importados, utilizados em transações comerciais, devem ser de modelo aprovado pelo Inmetro e ser, obrigatoriamente, verificados por um órgão da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, como o Ipem.

“A importância de termos a transparência na comercialização de grãos é o que nos motiva a estar no Show Rural”, afirma Claser, lembrando que o Laboratório de Cascavel foi o primeiro do Inmetro no Brasil e serve de referência na implantação de outros laboratórios nos Ipems de outros estados.

Segundo Claser, no início, houve resistência e muitos armazenistas eram contra, mas com o tempo foram percebendo a importância da regulamentação do mercado e o equilíbrio que esse trabalho de controle de umidade traz ao mercado de grãos. “Consideramos esta atividade como um ganho a ganho. Não é nosso objetivo punir, mas ajudar a trazer este equilíbrio ao mercado”, enfatiza o supervisor do laboratório.

O engenheiro agrônomo da Loc Solution/Motomco, Roney Smolareck, observa  que os  medidores de umidade verificam a quantidade de água contida internamente nos grãos como soja, trigo, milho, cevada, canola, aveia e feijão. “Os grãos são comercializados em unidades de peso, portanto, a quantidade de água presente no grão pode afetar seu peso e, consequentemente, seu valor comercial. Em um rápido exemplo podemos dimensionar os prejuízos. Um erro de 1% em 100 mil toneladas de grãos resulta em 1 mil toneladas de perda ou ganho”, compara Smolareck.

O diretor presidente do IPEM/Paraná, César Mello, visitou o Show Rural e acompanhou as demonstrações de controle de umidade no estande do Laboratório do IPEM. Ele destacou que o uso correto no controle de umidade dos grãos assegura o comércio justo e a concorrência leal, protegendo o produtor e o cerealista que respeita a legislação metrológica e se preocupa com a qualidade dos seus produtos.

Loc Solution: A Loc Solution é uma empresa com sede em Curitiba (PR), detentora da marca Motomco de medidores de umidade de grãos. A empresa fabrica, comercializa e aluga os equipamentos, sendo referência em várias regiões agrícolas do País. De origem canadense, a marca Motomco é líder nacional no segmento de medidores de umidade de grãos. Mais informações motomco.com.br

Deixe um comentário