Mapa impulsiona solo mais sustentável com programas para o manejo da terra

0 78

Desde os primórdios, o solo é a base para a humanidade e os seres humanos utilizam de seus recursos para o seu benefício. Como define a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o solo é uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas e gasosas, tridimensionais, dinâmicas, formadas por materiais minerais e orgânicos, e contêm matéria viva que pode ser vegetado na natureza.

E como forma de destacar a sua importância e também a conservação, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), criou em 2013, o Dia Mundial do Solo, comemorado nesta terça-feira (5). Neste ano, celebra-se o 9º ano da criação da data com o tema “Solo e Água”.

Como incentivo para o desenvolvimento de tecnologias e práticas sustentáveis para o manejo do solo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) instituiu o Programa Nacional de Levantamento de Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos).

O PronaSolos foi criado em 2018 e atualizado em 2020 por meio do Decretos nº 9.414/2018 e nº 10.269/2020, com o objetivo de definir áreas prioritárias bem como respectivos levantamentos de solos em escalas geográficas iguais a 1:100.000 ou mais detalhadas. Para atingir essa finalidade, foram criados dois comitês, sendo um comitê estratégico – composto pelo Mapa, ministérios do Meio Ambiente (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Economia (ME), de Minas e Energia (MME) e da Defesa (MD); e um comitê executivo – composto por instituições de pesquisa e estudo de solos no Brasil.

A Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) atua, por meio do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, em propor as ações a serem desenvolvidas, bem como executar essas ações por meio da articulação entre instituições e parcerias, dentro das competências do comitê estratégico.

O coordenador geral de Irrigação e Conservação do Solo e Água, Gustavo Boretti, apresentou que o mapeamento do solo brasileiro está em uma escala de 1:250.000, em que algumas áreas estão mapeadas com maior nível de detalhamento.

Além do PronaSolos, o Mapa criou o Programa Nacional de Manejo Sustentável do Solo e da Água em Microbacias Hidrográficas (Águas do Agro), com o objetivo de promover e disseminar práticas de conservação de solo e água, por meio de palestras, seminários, e instalação de unidades demonstrativas em microbacias prioritárias.

Boretti também afirma que os programas PronaSolos e Águas do Agro são complementares. “O PronaSolos tem por objetivo aumentar o nível de conhecimento dos solos brasileiros e o Águas do Agro promove a adoção de práticas de conservação de solo e água, utilizando as informações elaboradas e disponibilizadas pelo PronaSolos”, destacou.

A chefe-geral da Embrapa Solos, Maria de Lourdes Santos, destacou que o solo e a água são parte do ciclo da vida humana. “A sobrevivência do nosso planeta depende dessa ligação solo e água. É dessa ligação que as plantas conseguem retirar os nutrientes e garantir as produções agrícolas” disse, na abertura do evento “Solo e Água: Fontes de Vida”, promovido pela Embrapa Solos na manhã desta terça-feira (5) em comemoração à data.

Além disso, ela explicou que a FAO estipulou neste ano três pilares para a celebração deste dia, sendo o primeiro – solo água são recursos essenciais para sustentar a vida no planeta Terra; o segundo – eles são recursos interligados que necessitam de gestão integrada; e o terceiro – práticas inadequadas de gestão e manejo de solo e água causam erosão dos solos, perda de sua fertilidade, perda de sua biodiversidade, bem como a perda da quantidade e qualidade do solo.

Como forma de trazer práticas sustentáveis, a SDI trabalha na criação de tecnologias que possam trazer preservação do solo, além de torná-lo mais fértil.

BRASÍLIA

Deixe um comentário