Revitalização da vitivinicultura paranaense é destaque em evento internacional

0 74

A busca por transformar a produção de uvas, vinhos, sucos e espumantes em mais uma cadeia vitoriosa no agronegócio paranaense foi ressaltada na noite de segunda-feira (11) durante a abertura do Colóquio Internacional Vinho, Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento. O evento, que se estende até quinta-feira (14) no Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, tem o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

“O nosso desafio é fortalecer a vitivinicultura como atividade econômica importante e relevante para a agricultura, indústria e para todos os que entendem que é possível fazer sucos, vinhos e espumantes de qualidade”, afirmou o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. O evento reúne especialistas e produtores do Brasil, França, Portugal, Chile e Argentina.

A viticultura chegou ao Paraná com os primeiros imigrantes, particularmente italianos. No entanto, por um longo período, doenças e dificuldades no trato cultural fizeram com que a prática ficasse adormecida.

Nos últimos anos, com algumas iniciativas particulares e incentivo do governo estadual, houve uma forte retomada. Isso, segundo Ortigara, fez também com que o turismo rural crescesse em torno dessa atividade. “Tem de dar resposta financeira para os produtores e para a indústria, a agricultura precisa ser de resultados”, conclamou o secretário.

O Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis) é um dos temas do Colóquio e será apresentado nesta quarta-feira (13) pelo coordenador do programa na Seab, Ronei Andretta. No mesmo dia, a coordenadora de Turismo Rural do IDR-Paraná, Terezinha Busanello Freire, falará sobre as políticas públicas do enoturismo no Paraná.

REVITIS – Entre 2019, quando foi criado o Revitis, até novembro de 2023, foram assinados 38 convênios entre a Seab e prefeituras, garantindo apoio direto a grupos de produtores organizados, no montante de R$ 7,74 milhões. Esse volume beneficiou 389 produtores familiares com mudas, corretivos, fertilizantes, conjuntos de irrigação e equipamentos para agroindústria de uva.

O Revitis tem como objetivo incentivar a produção, agroindustrialização, reorganização da comercialização e desenvolvimento do turismo relacionado à uva e seus derivados. Todos os benefícios têm como base projetos técnicos contendo diagnóstico de mercado, projeções econômicas, garantia de assistência técnica e capacitação dos agricultores envolvidos. Além de fonte de renda para as famílias, as propriedades beneficiadas servem como unidades de referência para os demais agricultores.

COLÓQUIO – Colóquio Internacional Vinho, Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento é organizado pela Chaire Cultura e Tradições do Vinho, da Universidade da Borgonha; Universidade Federal do Paraná; Université Paris-Est Créteil; Vinopar – Associação das Vinícolas do Paraná e IDR-Paraná.

Da AEN

CURITIBA

Deixe um comentário