União reconhece situação de emergência em Nova Santa Rosa

61

Conforme a Portaria n° 109, de 12 de janeiro de 2022, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (13), foi reconhecida a situação de emergência em Nova Santa Rosa devido à estiagem. Assim, o município adere ao decreto n° 10002, de 30 de novembro de 2021, do Governo do Estado do Paraná.

A Prefeitura de Nova Santa Rosa, Defesa Civil e Emater realizaram na semana passada uma reunião com empresas e cooperativas para tratar das perdas da safra e de outros cultivos devido à estiagem. A reunião fez parte do processo e de um conjunto de esforços que teve como resultado o reconhecimento da situação de emergência pela União de que o município está em situação de emergência.

Conforme o coordenador da Defesa Civil (Compdec) de Nova Santa Rosa, Jaime Sommerfeld, a partir deste reconhecimento do Governo do Paraná e da União, agricultores e produtores de Nova Santa Rosa têm respaldo legal para renegociação de dívida. “Iniciamos os estudos para decretar a situação de emergência ainda em dezembro. Percebemos a realidade da estiagem e nos mobilizamos nesse sentido para dar uma resposta aos munícipes”, explica Jaime, lembrando que aderir à situação de emergência do Estado não acontece rapidamente. “Tivemos que fazer um estudo, tudo precisa ser comprovado por laudos. Não basta simplesmente a Administração Municipal querer, é algo que precisa da intervenção da Defesa Civil e de reconhecimento do Estado e da União”, finaliza.

NOVA SANTA ROSA