Palestras aborda sobre o uso eficiente dos corretivos e condicionadores de solo

3

A importância do uso de corretivos e condicionadores de solo, entre eles o calcário, gesso agrícola e pó de rocha foram assuntos explanados na noite da última quinta-feira (16), aos produtores rurais, no auditório da Escola Municipal Marechal Deodoro pela engenheira agrônoma, Natália Cardoso dos Santos.

A iniciativa foi da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado e contou com a presença do prefeito, Leomar Rohden, o Mano, vice e secretário de Saúde, John Nodari e a secretária Jaqueline Vanelli.

A engenheira agrônoma apontou a importância da fertilidade e análise do solo para a produtividade das culturas; por onde começar e como realizar a coleta de uma amostra de solo; danos causados pela acidificação do solo; maneiras corretas de aplicação da calagem que, segundo ela, é necessária porque mesmo realizando a adubação de forma correta, se o pH não estiver numa faixa favorável, não haverá disponibilização dos nutrientes às plantas.

Em relação ao gesso agrícola, Natália defendeu o seu efeito benéfico em solos com baixos teores de enxofre e cálcio, em condições em que os teores de alumínios são altos em relação às bases trocáveis (cálcio, magnésio e potássio) e em regiões com ocorrência de períodos de seca. Ela repassou orientações sobre os critérios de aplicação, esclarecendo ainda as diferenças entre calagem e gessagem.

Por fim, acerca da rochagem, a qual consiste na utilização de pó de rochas que são moídas, a palestrante disse que podem ser utilizadas como remineralizadores do solo, desde que atendam aos critérios de certificação, com o intuito de melhorar os índices de fertilidade por meio da adição de macro e micronutrientes para as plantas, bem como melhorar as propriedades físicas ou físico-químicas ou da atividade biológica do solo.

PATO BRAGADO