Baleia vai se reunir com partidos de oposição aliados de Maia na segunda-feira

O deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato à presidência da Câmara, vai se reunir com os partidos de oposição ligados ao atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para articular apoio à sua candidatura. Nesta quarta-feira, 23, Maia confirmou Baleia como candidato.

Após o anúncio, PT, PSB, PDT, e PCdoB divulgaram uma nota conjunta comunicando que foram informados sobre a escolha de Maia. Dentro da desse grupo, o PT tinha preferência pela candidatura de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e tem resistência em declarar apoio para Baleia. Alguns petistas até aceitam a aliança, mas a bancada está dividida, conforme integrantes da legenda. Com 54 integrantes, o PT é o maior partido da Câmara.

De acordo com a nota conjunta, a reunião com Baleia foi solicitada pelo atual presidente da Câmara para que o candidato apresente propostas para a oposição. “Nossos partidos continuarão buscando unidade na ação para garantir a defesa da democracia, a independência do Poder Legislativo, a derrota do autoritarismo e do obscurantismo e a proteção dos direitos do povo brasileiro”, diz o comunicado.