Blog da Ana
3 dicas para evitar queda de cabelo no inverno

Não é só a pele que sofre com as mudanças climáticas, o nosso cabelo também sente quando as temperaturas começam a cair.
No inverno é comum muitas pessoas sofrerem com a queda de cabelo. Para evitar esse problema, anota aí essas 3 dicas importantes: 

 

1 - Não exagere na temperatura do chuveiro: 


 Quem não gosta daquele banho quentinho e demorado no inverno, né? O problema é que a água quente abre as cutículas dos fios. Isso ocasiona uma maior perda de água e provoca uma produção e liberação de sebo excessiva no couro cabeludo. A falta de água deixa as pontas ressecadas e opacas, já a oleosidade na raiz entope os folículos capilares provocando a queda dos fios e também pode levar ao aparecimento de caspas e até resultar numa dermatite seborreica.
O mais indicado é lavar o cabelo na água morna e enxaguar com água fria para fechar as cutículas. Fazer hidratação semanal também é importante para repor a água perdida do fio.

 

2 - Não fique muitos dias sem lavar o cabelo: 


No inverno transpiramos muito menos do que no verão, por isso muitas pessoas costumam fazer um intervalo maior entre uma lavagem e outra. No entanto, deixar o cabelo ficar oleoso para só então lavar volta para aquele probleminha de antes:  cabelo sujo + oleosidade excessiva = queda.
Usar um shampoo de limpeza profunda uma vez a cada quinze dias e fazer uma esfoliação, ajuda a manter o couro cabeludo limpo.

 

3 - Evite deixar o cabelo úmido: 


No inverno o cabelo demora mais para secar e a umidade também pode causar queda. Não durma com o cabelo úmido, isso pode atrair ácaros e fungos para o couro cabeludo comprometendo ainda mais a saúde dos fios.
Procure lavar o cabelo durante o dia e se precisar use o secador. Lembre-se sempre de usar protetor térmico antes de expor o cabelo ao calor do secador/chapinha.
Seguindo estes cuidados o problema da queda diminui e até pode acabar, porém se você notar que o cabelo continua caindo consideravelmente é recomendado procurar um dermatologista!

Ana Paula Mocelin
@anamocelin