Artigos
A semana na história de Toledo e região

Dia 7 de setembro:

- 1949: Chega a Toledo o pioneiro Egon Pudell, onde ocupa os cargos de gerente do Empório Toledo, vereador, presidente da Câmara Municipal, prefeito, deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Paraná.  

- 1956: Sancionada pelo Paraguai a Lei 390 referendando documento firmado em 29 de maio daquele ano com o Brasil, definindo construção da Ponte da Amizade, sobre o Rio Paraná, ligando os dois países.  

- 1973: Adolpho Dall’Oglio, Severino Jambersi, Elemar Scherer e Alcides Nardi realizam a primeira reunião para criar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Toledo.

- 2012: Prefeito de município lindeiro ao Lago de Itaipu passa contar com proteção da Polícia Federal, após ser ameaçado de morte por contrabandistas. Por motivos de segurança, não foram divulgados o nome do gestor e da cidade que administra.

Dia 8 de setembro:

- 1770: Registrada descoberta da região conhecida como Campos Gerais, abrindo caminho para ocupação do território do Centro e Oeste do Paraná.

- 1954: Transferida para Cartório da Comarca de Toledo a escritura de propriedade da Fazenda Britânia, adquirida pela Colonizadora Maripá junto à Cia. Maderas del Alto Paraná, da Argentina.   

- 1999: Após mais de 60 dias de estiagem, com focos de incêndios em florestas e campos de todo o Sul do País, finalmente chove em Toledo.

- 2000: A 27ª Festa Nacional do Porco Assado no Rolete ganha site na internet, com receita do prato típico, programação do evento e informações sobre o Clube de Caça e Pesca e Toledo.

Dia 9 de setembro:

- 1770: Xavier de Almeida oficializa a descoberta da região dos Campos Gerais abrindo caminho para a ocupação do interior do Paraná.

- 1924: a região de Toledo recebe a primeira linha telegráfica e posto telegráfico na localidade de Colônia Lopeí, com implantação de postes e colocação de fios até o Porto São Francisco, nas margens do Rio Paraná.

- 1979: Realizada a 6ª Festa do Porco Assado no Rolete, no Clube de Caça e Pesca de Toldo.

Dia 10 de setembro:

- 1953: Aprovada pela Assembléia Legislativa do Paraná a Emenda 49 criando a Comarca de Toledo.

- 1953: Fundada a Casa de Saúde e Maternidade Toledo, o segundo hospital de Toledo. O  primero foi o Hospital São Paulo, criado em 1950 pelo primeiro médico da cidade, Ernesto Dall’Oglio, com o apoio do irmão Profino, na área administrativa. Funcionava em quatro peças do Escritório da Colonizadora Maripá. Eram três quartos e sala de cirurgia.

- 1978: Dom Geraldo Majella Agnello é empossado como 2º bispo da Diocese de Toledo.

- 1990: Aberta a Expo Toledo, a 28ª Exposição Nacional de Suínos e o 1º Seminário de Suinocultura Industrial de Toledo. 

- 2005: Movimento na BR-467 entre Toledo e Cascavel atinge oito mil veículos por dia, na sua maioria caminhões. Na BR-277, entre Cascavel e Foz do Iguaçu, é de 6,8 mil veículos.

Dia 11 de setembro:

- 1951: Chegam fundadores do distrito de Vila Ipiranga, de Toledo, Ricardo Refatti e os filhos Celso e Elmo Refatti.

- 1960: Instalada a Diocese de Toledo, com a posse do primeiro bispo, dom Armando Círio.    

- 1964: Lançada a pedra fundamental da Igreja Católica do distrito de Vila Ipiranga, de Toledo. Inaugurado três anos depois, o templo está entre os mais bonitos da região.   

- 1965: Inaugurado o primeiro prédio da Catedral Cristo Rei, de Toledo.  

- 2003: Aberta a 30ª Festa Nacional do Porco Assado no Rolete, no Clube de Caça e Pesca. O evento vai até o dia 14.

Dia 12 de setembro:

- 1915: Nasce em São Marcos, no Rio Grande do Sul, a pioneira toledana Ignez Zaniol Ruaro.

- 1974: Empossados os primeiros membros do Conselho Municipal de Cultura de Toledo: Oscar Silva, Gelson Leonardi, Adelino Hilmar Birck, Benício Perboni, Clori Fernandes Maciel, Eugênio Meister, Vinícius Schaeffer, Lory Niederauer e Luís Edson Fachin.   

- 1999: Realizada a 26ª Festa Nacional do Porco Assado no Rolete, no Clube de Caça e Pesca, de Toledo.

- 2008: Falece em Toledo o pioneiro Ivo Welter.

Dia 13 de setembro:

- 1889: Força militar conhecida como Vanguarda Picadeira inicia expedição para tomar posse de terras da fronteira do Brasil com o Paraguai, no Oeste do Paraná, incluindo o atual município de Toledo. A tropa parte de Guarapuava com a missão de fundar Colônia Militar em Foz do Iguaçu.

- 1926: Nasce em Ponta Grossa, o pioneiro, primeiro agrônomo e ex-vereador de Toledo, Rubens Stresser.

- 1933: Nasce em Joaçaba, Santa Catarina, Rui Zenni, empresário e proprietário do Restaurante A Gruta, entre os mais tradicionais estabelecimentos do ramo da história de Toledo.

- 1943: Assinado o Decreto 5.812 criando o Território Federal do Iguaçu, abrangendo o Oeste do Estado e parte do Centro-Oeste e Oeste de Santa Catarina. A primeira capital foi Foz do Iguaçu e depois Laranjeiras do Sul. 

- 1950: Nasce em Boa Vista do Buricá, no Rio Grande do Sul, João Luiz Seimetz, contador, economista, empresário e ex-presidente da Associação Paranaense de Suinocultores e da Associação Brasileira de Criadores de Suínos.

- 1981: Em sessão solene da Câmara Municipal, na Sede Social da Catedral Cristo Rei, o bispo diocesano dom Geraldo Majella Agnelo, é agraciado com o título de Cidadão Honorário de Toledo.

- 1994: Aberta a Semana Farroupilha de Toledo, promovida pelos CTGs Rancho da Amizade e Querência das Tradições, com apoio do poder público municipal, instituições de crédito e veículos de comunicação.

- 2009: Aberta a Semana Farroupilha de Toledo. A programação vai até o dia 20. 

- 2011: A Festa Nacional do Porco no Rolete, de Toledo, é apontada como o 3º evento mais popular do Paraná, em pesquisa estadual divulgada pela Rede Independência de Comunicação (RIC TV/Rede Record), de Curitiba. 

- 2012: Aberta a programação da Casa Toledo 2012, com 18 ambientes projetados com funcionalidade, sustentabilidade e bom gosto, mostrando tendências da arquitetura, design e paisagismo moderno da cidade.

 

Por Luiz Alberto M. da Costa