Coluna do Editor
Coluna do Editor 01/10/19

Surpresa!

Divulgação

A empresária Lídia Polachini teve uma – desagradável – surpresa em seu imóvel localizado na avenida Parigot de Souza, esquina com a Crissiumal. Ali, onde já funcionou a saudosa Ita’s Drinks, hoje está numa situação lamentável, com muito lixo e vestígios de que moradores de rua estavam usando o local como ponto de encontro para muita coisa. A foto é uma mostra apenas do estado de destruição deixado pelo antigo locatário do espaço.

 

Alerta

O caso serve de alerta para quem tem imóveis em Toledo para locação. Além do prejuízo dos aluguéis atrasados, Lídia Polachini terá muito trabalho para recuperar o espaço, haja vista ter havido uma demolição – sem autorização – dentro do espaço.

 

E a fiscalização?

O mais curioso dessa história é que o imóvel vinha sendo utilizado para fins comerciais, entretanto, a empresa não tinha sequer alvará de funcionamento. E a fiscalização?

 

Tem mais

Pior é que este parece não ser o único caso em Toledo. Há muitos outros estabelecimentos, alguns deles famosos, que funcionam – ou funcionaram – sem o devido alvará.

 

Tapa buraco

O Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER/PR) estará concluindo nos próximos dias os serviços de tapa buraco e reperfilagem, na PR-180. O trecho com extensão de 13,34 quilômetros é contemplado pelo programa de Conservação de Pavimentos (COP) do DER/PR.

 

PR-239 e PR-317

O mesmo está ocorrendo nas PR-239 e PR-317, que também passam por serviços de conservação que vão beneficiar cerca de 50 mil pessoas. O trabalho acontece entre Assis Chateaubriand e Jesuítas na PR-239 e entre Jesuítas e Formosa do Oeste na PR-317, até a ponte sobre o Rio Piquiri, próxima à PR-239, totalizando 30,4 quilômetros. O programa prevê também melhorias no sistema de drenagem e na sinalização.

 

Aguardando

O deputado estadual Marcel Micheletto lembra que requerimento semelhante também foi feito para que tenha início o recape das rodovias PR-239 e PR-317, que liga o município de Assis Chateaubriand a Toledo, na PR-182 que liga Toledo a Palotina, além de solicitar obra de pavimentação da PR-239 com extensão de 9.669 metros, a qual faz o entroncamento com a PR-182, na região Biopark/Toledo a Palotina, e o entroncamento da PR-317 do distrito de Bragantina em Assis Chateaubriand.

 

Cortadeiras

Há alguns dias a Secretaria de Agropecuária da Prefeitura de Toledo realizou um trabalho teórico e prático para controlar as formigas cortadeiras na escola Municipal Dewes Filho, em Dez de Maio. A informação é do secretário Lídio Michels.

 

Riquinho?

O sempre irreverente empresário Marcos Breda postou que estava sábado no salão do barbeiro, aguardando para ser atendido, quando foi questionado sobre a possibilidade do “Riquinho” ser o próximo prefeito de Toledo. Resta saber quem é o Riquinho que, para quem não conhece, é um personagem de desenho animado.

 

Salário

Por falar em Riquinho, o deputado estadual Luiz Carlos Martins (PP) aproveitou a discussão de um projeto que trata da transparência da agenda de atos políticos de integrantes do governo, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa para reclamar do suposto “achatamento” salarial dos parlamentares. As declarações foram uma referência ao fato de que o último reajuste salarial dos deputados ocorreu em fevereiro de 2015. Na época, os salários dos parlamentares foi aumentado de R$ 20 mil para os atuais R$ 25,3 mil, um reajuste de 26,35%. “Nós não podemos esquecer, a questão de salários, nós daqui da Assembleia, nós também tivemos um achatamento salarial. E nós não divulgamos. Tem que divulgar. Foi achatado. Foi para baixo”, alegou Martins.

 

Sicredi

Nesta terça-feira (1º), a partir das 15h na sede da cooperativa, no Centro de Toledo, será realizado o sorteio final da campanha Ganhe Junto com o Sicredi.