Coluna do Editor
Coluna do Editor 02/08/19

Tecnologia

Nesta sexta-feira (2), das 8h às 9h na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), haverá uma reunião aberta do Iguassu Valley Toledo. Dessa vez terá a participação do Ronan, de Cascavel, que vai ajudar a entender melhor o caminho a ser seguido em Toledo, bem como definir a identidade e regras de convivência.

 

Huop

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Direção Geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná emitiram uma nota oficial informando “que estão buscando junto ao Governo do Estado uma solução urgente para problemas gerados pela suspensão de cirurgias eletivas e indefinição de data ao concurso público para médicos e enfermeiros e deverá comunicar novas medidas na segunda-feira. A Universidade informa, ainda, que tem plena consciência da gravidade da situação gerada pela ausência de concurso e pelo não repasse dos pagamentos dos serviços médicos terceirizados”.

 

Números

O Huop tem um corpo clínico de 187 médicos, sendo 49 docentes da Unioeste, 8 concursados e 130 contratados como terceirizados, numa área de abrangência de 2 milhões de habitantes.

 

Liquida Toledo

Até este sábado (3), clientes do comércio local terão ainda mais motivos para irem às compras. No período, será realizada a promoção Toledo Liquida, sendo uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), por meio do Fundo de Promoções. Os consumidores poderão ter acesso a produtos e serviços com valores e prazos diferenciados, sendo cada empresa responsável pelas condições oferecidas.

 

Cupons

Durante os seis dias os consumidores continuarão a receber os cupons da campanha Festival de Prêmios, que na primeira etapa sorteará duas motocicletas: uma Yamaha R3 e uma moto Honda CB 500. A campanha inclui premiação aos vendedores indicados nos cupons contemplados, com vale-compras de R$ 1.000,00 cada. O sorteio será no dia 22 de agosto.

 

Lixo

Na rua Piratini, esquina com a Tiradentes, havia esta semana dois sofás imensos jogados ao lado dos contêineres amarelos para lixo útil ou reciclável, como queiram. Aí depois não adianta reclamar dos políticos que são isso ou aquilo, até porque tem gente que faz bem pior...

 

Artes marciais

A Prefeitura de Toledo, através da Secretaria da Juventude de Toledo, abriu mais uma atividade à população: Artes marciais com aulas de kung fu para adolescentes e jovens de 12 a 29 anos. O início das aulas está marcado para a próxima segunda-feira (5), às 19h30. Informações nos Centros da Juventude.

 

Lei Maria da Penha

Direitos e deveres acerca da violência contra mulher, na semana que marca os 13 anos da Lei da Maria da Penha, serão temas de atividades nas escolas estaduais. A iniciativa inédita da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) vai envolver os alunos dos 6º anos da rede pública de ensino, indicados pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo.

 

Prevenção

O projeto “Pequenas Conversas, Grandes Transformações” irá atuar nos prismas: prevenção, informação e coerção da violência contra a mulher. O projeto será lançado na próxima segunda-feira (5) e objetiva trabalhar os tipos de violência contra a mulher, divulgar a rede de serviços e apoio à mulher vítima de violência, estimular os alunos a serem agentes transformadores, prevenindo à violência doméstica e familiar.

 

Escolas

As atividades acontecerão no Colégio Estadual Antônio José Reis, Colégio Estadual Jardim Europa, Colégio Estadual Jardim Maracanã, Colégio Estadual Novo Horizonte, Colégio Estadual Vereador Francisco Galdino de Lima, conforme o cronograma.

 

Possíveis

De acordo com a secretária da Mulher Larissa Ribeiro, estas escolas foram escolhidas em conjunto com o Núcleo Regional de Educação, sendo as possíveis de serem atendidas neste momento, entretanto, outras escolas poderão ser atendidas pelo projeto.

 

Reconhecimento

Ainda relacionado à Secretaria de Política para Mulheres de Toledo, a deputada estadual Cristina Silvestri enviou um Ofício agradecendo pelas ações realizadas em Toledo no último dia 22, na conscientização do combate à violência contra as mulheres e o feminicídio.

 

Expectativas

“Quero ressaltar que as expectativas foram superadas e afirmar que sua colaboração foi fundamental para alcançar a finalidade da proposta. Quando pessoas engajadas pelo mesmo ideal caminham na mesma direção, e com objetivos comuns, seguramente o resultado é satisfatório e é exatamente isso que move grandes projetos”, escreveu a deputada no documento enviado à secretária.