Coluna do Editor
Coluna do Editor 03/08/19

Visita

Márcio Pimentel

Esta semana recebi a visita do vereador Gabriel Baierle (PTB), que está animado com a retomada dos trabalhos na Câmara de Toledo a partir desta segunda-feira (5). De acordo com ele, o segundo semestre promete ser bastante agitado.

 

Viagem marcada

O prefeito Lucio de Marchi (PP) viaja nesta terça-feira para Curitiba, onde vai tratar de alguns assuntos importantes para Toledo junto ao Governo do Estado. Importante a viagem, especialmente porque há o atraso de repasses consideráveis do estado para o município desde o início do ano, inclusive de obras já concluídas.

 

Meio Ambiente

Quem também esteve em Curitiba foi Neudi Mosconi. O secretário de Desenvolvimento Ambiental participou de um evento no Palácio das Araucárias, apresentando as boas práticas ambientais de Toledo. No evento o secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná Márcio Nunes participou de uma reunião ordinária, com cerca de 250 representantes de municípios do Estado do Paraná.

 

Apoio

Participaram do encontro no auditório Mario Lobo, prefeitos de diversos municípios, autoridades, representante do Ministério Público do Paraná, lideranças comunitárias e representantes de Associações e Cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O evento foi organizado pelo Grupo R-20, que recebeu apoio da SEDEST (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo) e do Governo do Estado do Paraná.

 

Aposta

O diretor técnico da Emdur, Rodrigo Bortolotto Salles, esteve em São Paulo na semana passada, onde participou de um curso para se aperfeiçoar em gestão pública. A viagem veio a convite do deputado federal José Carlos Schiavinato e mostra que o nome de Rodrigo pode ser uma aposta dos Progressistas de Toledo para a eleição municipal de 2020.

 

Bicicletas

A ideia da Guarda Municipal usar bicicletas para monitoramento de alguns pontos em Toledo deverá ser implantada no próximo verão. Um grupo deverá ir a Londrina participar de um treinamento para conhecer como funciona o sistema.

 

Ótima ideia

Particularmente gosto muito da ideia, ótima em minha opinião. Até porque não é para os guardas saírem pedalando pela cidade inteira, mas sim para o monitoramento pontual em situações específicas.

 

Uniforme

E fica aqui a sugestão para que estes guardas tenham um uniforme próprio, mais ajustado à necessidade de pedalar, como acontece em Curitiba por exemplo.

 

Greve

Nada contra a greve dos servidores da Secretaria de Infraestrutura Rural esta semana, mas convenhamos, é no mínimo injusta uma série de cobranças, até porque muitos dos problemas apontados não são de hoje. Aliás, por que a direção do Sindicato dos Servidores não fez cobranças semelhantes na gestão passada?

 

Recuperação

A atual administração tem lá seus problemas, porém é notório o esforço para recuperar alguns espaços públicos. Cito o exemplo do prédio da própria prefeitura, onde a cada chuva era um ‘Deus nos acuda’, com direito a muitos baldes. Nenhuma manutenção havia sido feita no prédio há, sei lá, uns 25 anos pelo menos. Hoje o telhado foi todo refeito e não chove mais dentro das salas, muito menos no Auditório Acary de Oliveira.

 

Vila Industrial

Outro exemplo é da Unidade Básica de Saúde na Vila Industrial. Logo no início da gestão uma chuva intensa revelou os piores problemas do espaço, com direito a cachoeiras nas tomadas de energia. Lucio determinou a interdição do espaço e a remodelação completa da UBS, que hoje funciona sem problemas estruturais.

 

Recuperação

Nunca é demais lembrar ainda que Lucio recebeu uma herança nada agradável em termos de finanças, com o limite prudencial da folha de pagamento no maior patamar histórico acima do recomendado. Com paciência – e medidas nem sempre agradáveis – o limite hoje voltou a um patamar mais seguro, isso ainda resolvendo a questão das milhares de horas extras não pagas na gestão anterior e ainda férias e progressões acumuladas e igualmente não quitadas.