Coluna do Editor
Coluna do Editor 03/10/19

Treinamento

Márcio Pimentel

Nesta sexta-feira (4) termina a quarta turma do treinamento com agentes da Guarda Municipal de Toledo. O mestre Carlinhos tem ensinado técnicas de capoeira no Centro de Artes Marciais localizado na Vila Industrial. E como é bom ver o que chamei de ‘Elefante Amarelo’ cheio de gente durante todo o dia. Ali também acontecem aulas de outras artes marciais e de pilates, com a professora Juliana Buccioli.

 

Capacitação

No dia 23 deverá começar uma nova turma e, com isso, cerca de 90% do efetivo deverá participar deste curso que, assim como outro na Central de Operações, busca padronizar o serviço e permitir aos guardas prestarem um serviço ainda mais qualificado.

 

Ocioso

Ah, só para lembrar, chamei o local de ‘Elefante Amarelo’ porque, como mostra a placa na entrada do prédio, a inauguração aconteceu em 2016, daquele jeito. Foram necessários praticamente três anos para tornar o Centro de Artes Marciais adequado. Mas isso alguns preferem esquecer...

 

EducaTrânsito

Ainda falando da Guarda Municipal, o vereador Gabriel Baierle (PTB) elogiou o programa EducaTrânsito e destacou sua importância na conscientização das crianças o que, segundo ele, fará a diferença porque elas serão os futuros condutores. “Isso traz mais resultado que qualquer outro tipo de campanha”, comentou Gabriel.

 

‘Bicicleteiro’

E sobre o trânsito também, o vereador Genivaldo Paes (PDT) há alguns dias criticou a Secretaria de Segurança e Trânsito. Bom, após dizer ter sido questionado, na sessão de segunda-feira o vereador voltou a abrir fogo: “Quem tem de estar no poder é quem sabe dirigir carro. Bicicleteiro (sic) não tem espaço para cargos públicos. Tem que entender de segurança, de regras de trânsito e fazer as coisas funcionarem”, disparou sem dó, nem piedade.

 

Novo comando

De acordo com informações do vereador Leandro Moura, o PSL em Toledo tem novo comando. Ele foi devidamente convidado pelo clã da Família Francischini para ir a Curitiba, onde foi comunicado pela comitiva estadual do partido que Neudi Gabardo é o novo presidente do PSL em Toledo. Ainda segundo Leandro, nos próximos dias serão divulgados novos nomes para integrar a direção da legenda local.

 

‘Sucateado’

Já Renato Reimann (PP) rebateu as muitas críticas feitas ao prefeito Lúcio de Marchi (PP) durante a sessão ordinária na Câmara de Toledo na segunda ao lembrar que está em execução o “maior programa de recapeamento asfáltico da história do município, mas há pessoas que não enxergam, ou não querem enxergar que as coisas estão acontecendo”. Além disso, Reimann citou as reformas em Unidades Básicas de Saúde. “Estava tudo sucateado. Não quero criticar o ex-prefeito, mas a manutenção precisa ser feita”.

 

Bicicletas

Um documento foi enviado pelo vereador Marcos Zanetti (PDT) ao promotor José Roberto Moreira, do Ministério Público do Estado do Paraná, para saber sobre uma possível legalização para doação aos jovens atendidos pelo Florir Toledo de bicicletas que estão no pátio da 20ª Subdivisão Policial e que já cumpriram o prazo legal, não tendo mais condições de serem identificadas ou devolvidas ao antigo proprietário.

 

Na capital

Por falar em Zanetti, ele cumpre agenda esta semana em Curitiba. Junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), vai apresentar um protocolo de intenções para que seja feito um estudo de viabilidade, às margens da BR-467 – na região do Jardim Europa – para a construção de marginais. Também tem conversa agendada com a Cohapar, Central do Estrangeiro e na Assembleia Legislativa.