Coluna do Editor
Coluna do Editor 04/10/19

Solidariedade

Divulgação

A foto registra mais uma reunião do Solidariedade em Toledo e, de acordo com Givanildo Dalabrida, o partido continua realizando suas reuniões mensais em busca de novos pré-candidatos, entre eles pessoas que já se candidataram por outras agremiações “pensando em fortalecer o partido”, comentou.

 

Cultura

O conselheiro da Cultura Ivan Peron está na bronca porque esta semana, através de ofício, foi cancelada a reunião ordinária do Conselho da Cultura de Toledo deste mês. De acordo com Ivan, a medida fere o Regimento Interno, “que é um Decreto Municipal”. Para ele o pior é que nenhum outro conselheiro questionou a decisão, nem mesmo o secretário Odemilson Santos, “como se não tivéssemos nada para discutir”.

 

Eleição

O motivo alegado é que em outubro será realizada a Conferência Municipal da Cultura “que na verdade é só para realizar a eleição dos novos membros do conselho para o mandato que inicia no ano que vem”, completou Ivan Peron.

 

Comunicação

Para o vereador Genivaldo Paes (PDT), as ações que o prefeito Lucio de Marchi (PP) faz não aparecem como deveriam porque falta um Departamento de Comunicação com maior capacidade. “Até agora eu não vi mostrar o recape em vários bairros do município. Quando não mostra a população não vê”.

 

Sapo

Genivaldo ainda foi irônico ao afirmar que existe um “sapo enterrado de barriga pra cima” em Toledo pela quantidade de obras do Estado que começam e não terminam. O mais novo caso é o da escola no Jardim Gisela, abandonada.

 

Investigação

A líder do Governo na Câmara de Toledo, vereadora Janice Salvador (PSDB), reforçou seu discurso de que, caso exista algo errado, precisa ser denunciado e investigado. “Cada vereador precisa cumprir seu papel”, disse ela, ressaltando que a diferença é que ela, Janice, faz as cobranças direto a quem é de direito, sem gritaria ou escândalo.

 

Ingenuidade

Janice foi categórica ao destacar não existir administração pública que aconteça tudo como deveria ser. Acreditar nisso seria muita ingenuidade e pensar se viver numa ilha da fantasia. “E isso não existe”, emendou a vereadora que em seguida disparou: “Quando as denúncias são dirigidas ao prefeito já se define até mesmo a punição, isso sem ouvir ninguém, mas quando se faz alguma crítica ou denúncia contra um vereador, aí se trata de perseguição e tentativa de calar este ou aquele”.

 

Exemplo

O projeto Pequenas Conversas, Grandes Transformações, realizado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, numa primeira etapa com alguns alunos das escolas estaduais em Toledo, está bem cotado para ser implantado em todo o Paraná. Mérito total da – pequena – equipe da secretaria que esteve a um passo do fechamento e, por iniciativa do prefeito Lucio de Marchi, foi mantida aberta e agora começa a render bons frutos.

 

Meia Maratona

Na próxima quinta-feira (10), a partir das 19h, haverá uma reunião na Casa da Amizade, no Jardim Porto Alegre, sobre a realização de mais uma Meia Maratona.

 

Segurança

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o secretário estadual da Segurança Pública, coronel Rômulo Marinho Soares, cumprem uma extensa agenda nesta sexta-feira (4) em Curitiba e São José dos Pinhais. A pauta é o acompanhamento das ações do projeto Em Frente, Brasil de combate à criminalidade violenta.

 

Compromissos

Os compromissos começam pela manhã, no Encontro do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária, que está sendo realizado no Palácio Iguaçu.

Em São José dos Pinhais, haverá reuniões com o prefeito do município, Toninho Fenelon, e os comandos das equipes de segurança da União, estados e município que atuam em conjunto no projeto-piloto iniciado pelo Ministério em 30 de agosto.