Coluna do Editor
Coluna do Editor 06/06/19

Candidata

Um nome vem ganhando força nos últimos dias nos bastidores da política toledana visando a eleição municipal de 2020: o da vereadora Janice Salvador (PSDB). A seu favor pesam alguns ingredientes, como ter sido candidata a vice em 2012 na chapa com João Poletto (portanto já sabe como a banda toca), ter experiência no Executivo (foi secretária da Educação), conhecer o Legislativo (exerce seu mandato) e ainda ter baixíssima rejeição.

 

Curso

Um grupo de guardas municipais de Toledo está em São Paulo participando de um curso oferecido pela Honda, em seu Centro Educacional de Trânsito, para formação de instrutores.

 

À venda

O MDB do Paraná decidiu colocar a sede histórica do partido em Curitiba à venda para pagar dívidas da legenda da última campanha eleitoral. A informação é do blog da jornalista Roseli Abrão. O imóvel, localizado em área nobre, na Avenida Vicente Machado, no bairro do Batel, é avaliado em R$ 2,3 milhões. A venda foi decidida pela Executiva Estadual do partido, atualmente presidida pelo ex-deputado federal João Arruda, sobrinho do ex-governador Roberto Requião.

 

Dívidas

Dívidas da campanha de 2014 teriam sido pagas com dinheiro do fundo partidário, o que é proibido por lei. Para não correr o risco de perder os recursos do fundo, restou vender o imóvel para cobrir os débitos.

 

Negado

O juiz da 13ª Vara Criminal de Curitiba, Fernando Bardelli Silva Fischer, rejeitou pedidos da defesa do ex-governador Beto Richa (PSDB), de seu irmão, o ex-secretário de Estado da Infraestrutura, José 'Pepe' Richa e outros réus na operação Rádio Patrulha, para que o processo fosse encaminhado à Justiça Eleitoral. Richa e Pepe são acusados pelo Ministério Público Estadual de corrupção passiva e fraude em licitação, por irregularidades no programa “Patrulha do Campo”, de obras em estradas rurais.

 

Jardim Panorama

Gilberto Turetta, presidente da União Toledana das Associações de Moradores (Utam), lembra que termina hoje (6) o prazo para inscrições aos interessados em disputar a eleição para escolha da nova diretoria da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Panorama. A eleição está marcada para acontecer no próximo dia 25.

 

Armamento

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) promove reunião aberta para associados na próxima quinta-feira (13), com o objetivo de fazer esclarecimentos sobre o decreto editado pelo governo federal que normatiza o porte, posse e compra de armas e munições. O encontro será conduzido pelo oficial da Reserva da Polícia Militar do Paraná, coronel Oscar Francisco Monteiro da Silva, que foi o primeiro comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar de Toledo.

 

Presença

Para participar é necessário confirmar presença previamente, pelo telefone (0xx45) 3055-4649 ou pelo e-mail [email protected] A reunião terá início às 19h30, no auditório da Acit.

 

Clima tenso

Conversei com um vereador que confidenciou estar tenso o clima dentro da Câmara de Toledo diante da troca de acusações entre a vereadora Mali do Esporte (PCdoB) e Leandro Moura (PSL), em relação a supostas ameaças de morte que seguem sendo investigadas.

 

Punição

Ainda de acordo com este vereador, ou um ou outro deverá ser punido de maneira exemplar tão logo a verdade venha à tona.

 

Imagem ruim

Disse mais o vereador: que esse tipo de acontecimento apenas reforça a imagem ruim do Legislativo toledano perante a sociedade e abre espaço para comentários negativos sobre o papel do vereador.