Coluna do Editor
Coluna do Editor 07/08/19

Confirmada

A vinda do governador Carlos Massa Ratinho Junior a Toledo está mesmo confirmada para sexta-feira (9). Ele deverá desembarcar no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho por volta das 9h e depois fará uma visita ao Biopark, onde participa do lançamento do novo empreendimento do grupo Sempre Vida na área da saúde. No período da tarde terá uma reunião com prefeitos da região para a assinatura de convênios. O governador vem acompanhado do chefe da Casa Civil Guto Silva.

 

Barulho

Na reabertura dos trabalhos na Câmara de Toledo, o presidente Antônio Zóio (PSL) suspendeu a sessão por três minutos para ver o que estava acontecendo do lado de fora do Plenário Edílio Ferreira, tamanho era a barulheira...

 

Ritmo

No retorno às sessões ordinárias na Câmara de Toledo o ritmo da maioria dos vereadores foi tranquilo. Talvez muitos ainda ‘esquentando’.

 

De volta

Recuperado do problema de saúde, Vagner Delabio (PSD) voltou ao seu cargo na Câmara de Toledo.

 

De molho

Em compensação Valtencir Careca (PP) está de licença médica de uma semana.

 

Pressão

Pode ser apenas coincidência, mas esta Legislatura é a que mais tem sofrido baixa médica. Se a memória não me traiu, pediram afastamento para tratamento de saúde por algum tempo: Vagner Delabio (PSD), Valtencir Careca (PP), Genivaldo Paes (PDT) e Marli do Esporte (PCdoB).

 

Firme

Luiz Eduardo Guaraná, é preciso reconhecer, tem se empenhado demais na função de assessor de governo da Prefeitura de Toledo. Toda sessão está lá, firme e forte na Câmara Municipal.

 

Fitoterápicos

Durante o recesso parlamentar, o vereador Gabriel Baierle (PTB) acompanhou em Brasília uma reunião com o deputado federal José Carlos Schiavinato (PP) quanto à produção de fitoterápicos na região de Toledo que, segundo o vereador, em breve poderá se tornar uma ótima opção ao produtor rural.

 

Asfalto

Genivaldo Paes (PDT) destacou que em breve Toledo estará com 100% de suas ruas asfaltadas. “E ainda tem gente que critica”, comentou ao ressaltar que no Brasil os projetos – mesmo sendo bons – são deixados de lado por causa dos egos políticos e citou o asfaltamento rural em Toledo como um exemplo a ser seguido pela continuidade.

 

Regionais

Leoclides Bisognin (MDB) aproveitou o recesso para ir a Santa Maria (RS), onde foi visitar o Hospital Regional que chamou de “mastodonte”. Ele questionou quais os motivos de se fazer regionais neste país para ficar às moscas como está a unidade gaúcha. “Quando se faz sem ter condições é uma mentira quando não se sabe como vai gerenciar. É um absurdo”. E emendou: “Se o Governo Federal não assumir, não vai funcionar nunca”!

 

Impostos

A questão da substituição tributária, que tem sido motivo de audiências públicas em todo o Paraná, motivou comentários do vereador Marcos Zanetti (PDT). Em sua opinião os governos “precisam ser mais realistas”.

 

UBS

A vereadora Marly Zanete (PSL) diz estar sendo cobrada pela população por causa da UBS de Novo Sarandi, que há mais de um ano e meio está em reforma. Marly afirmou estar com medo de que será inaugurada junto com a UBS de Vila Nova, que é uma construção nova. Ainda de acordo com Marly, na semana passada começou o calçamento e parou.

 

Mobília

Outra coisa é a questão da mobília: “Se não tem orçamento para comprar mobília nova, mande usada, mas em condições de uso”, comentou a vereadora.

 

Prazo

Em seguida Renato Reimann (PP) reiterou que a UBS de Novo Sarandi será entregue até o fim deste mês. A confirmação, de acordo com o vereador, foi dada pelo prefeito Lucio de Marchi (PP).

 

Greve

Marli do Esporte (PCdoB) repercutiu a greve dos servidores na Secretaria de Infraestrutura Rural e manifestou sua solidariedade nas reivindicações da categoria. Renato Reimann (PP) concordou com a vereadora na questão do pagamento que, em sua opinião, deveria ser igual à dos funcionários da Emdur para desempenho da mesma função.

 

Garantias

Olinda Fiorentin (PPS) apresentou um Requerimento pedindo explicações sobre a questão do prazo de validade das garantias dos equipamentos comprados para o Hospital Regional.