Coluna do Editor
Coluna do Editor 07/11/19

Parceria

Divulgação

Advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) podem agora fazer certificação digital na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). O contrato que confirma a parceria foi assinado pelo presidente da Acit, Marcos Destefeni e pela presidente da OAB - Subseção de Toledo, Anemere Dulaba Marcondes.

 

Aplicações

O certificado digital viabiliza aos profissionais o peticionamento eletrônico, que é um recurso disponibilizado para os processos digitais, legalidade na assinatura digital de documentos com validade jurídica, entre outras aplicações. Atualmente são quase 700 advogados inscritos na OAB Subseção de Toledo.

 

Como comprar

A certificação digital para advogados tem validade de 36 meses. A compra do arquivo é realizada pelo site www.acoab.com.br. Na sequência é necessário realizar a aquisição de um token na OAB (dispositivo físico que auxilia o usuário quanto a sua segurança), e por fim, o agendamento presencial na Acit para validação do certificado.

 

Palotina

No próximo dia 12, a Câmara de Vereadores de Palotina promoverá uma audiência pública para discutir a questão do transporte coletivo. Em pauta questões como trajetos, horários, bairros e interior. A audiência será na Câmara, a partir das 14h.

 

Reforma

Nesta quinta-feira, às 13h30, será entregue a reforma da Escola Municipal Tomé de Souza, no distrito de Vila Ipiranga.

 

Laboratório

Também nesta quinta, mas às 16h30, a Prefeitura de Toledo entrega o laboratório de informática da Escola Municipal André Zenere, no Jardim Bela Vista.

 

Menos municípios

Durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (6), o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), demonstrou a sua preocupação com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada no Congresso Nacional e que, entre outras medidas, prevê a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total.

 

Prazo

De acordo com a proposta do Governo Federal, os municípios têm até o dia 30 de junho de 2023 para comprovar a sustentabilidade financeira. Caso isso não aconteça ou seja demonstrada a incapacidade financeira, essas cidades serão incorporadas a algum dos municípios limítrofes a partir de janeiro de 2025. Segundo estimativas, no país mais de 1200 municípios seriam afetados, sendo, no mínimo, 64 no Paraná.

 

Preocupante

Para Traiano, a proposta do Governo Federal é preocupante e não deve prosperar no Congresso. "Nós conhecemos a realidade do Paraná e é bem diferenciada de outras regiões do país. Temos municípios, na faixa de 4 mil habitantes, muito bem estruturados. Vejo com muita preocupação esse projeto de iniciativa do Governo Federal", relatou. "Acho que é preciso rever algumas situações, até porque o prejuízo para a população será muito grande. Creio que essa matéria terá dificuldade para ser votada, tanto na Câmara quanto no Senado", completou.

 

Mais balas

Espero que este ano os ajudantes do Papai Noel em Toledo providenciem mais balas quando ele chegar à cidade, para evitar o que aconteceu no Natal do ano passado. O bom velhinho, quando chegou ao chão, estava sem balas para distribuir às crianças.

 

Prevenida

Pelo sim, pelo não, conheço uma menininha que tem andado com R$ 2,00 no bolso (duas moedas de R$ 1,00) que, segundo ela, serão destinados ao Papai Noel para ele comprar mais balas.