Coluna do Editor
Coluna do Editor 08/08/19

O leitor reclama...

Um leitor enviou um áudio nos grupos de WhtasApp do Jornal do Oeste reclamando sobre a colocação de um caixa de som – de respeito – na rua 7 de Setembro, esquina com a Tiradentes, na calçada, para anunciar as ofertas de uma farmácia que fica neste local, “num berreiro. Se fosse só o berreiro, vai, tá bom...você acaba suportando...mas o cara toca funk. Funk com cultura, tudo a ver né”, encaminhou o leitor em tom irônico, claro.

 

Cultura

A cultura ao qual se refere ao leitor é a Biblioteca Pública Municipal, que fica em frente ao estabelecimento da caixa de som. “Não tem como se concentrar para ler, num local agradável, de cultura e respeito”.

 

Regras

O leitor ainda questionou que todo mundo no entorno da praça, segundo ele, ficará até sexta-feira ouvindo o “volume exageradamente alto” porque parece se tratar de um saldão. Pediu ainda sobre o Código de Posturas do município ou se um fiscal poderia conferir o que está acontecendo.

 

Outros pontos

Infelizmente a reclamação do leitor não é isolada. Quem costuma passar pelo Centro de Toledo com frequência tem percebido que o uso de caixas de som – com música e falatório – tem sido constante em muitos pontos, sem haver por parte da Prefeitura de Toledo qualquer ação para coibir esta prática irritante.

 

Carros de som

Ah, sem mencionar a volta implacável dos carros de som com o volume à toda!

 

Fiscalização

A falta de fiscalização é notória. Além dessa questão do som, é fácil encontrar vendedores ambulantes espalhados por vários pontos da cidade, oferecendo de tudo. Dá até para mobiliar uma casa se pesquisar bem.

 

Gol na área

O presidente da Gol, Paulo Kakinoff, esteve em Curitiba nesta quarta-feira (7) para o lançamento do projeto do governo estadual Voe Paraná. De início, nove cidade do interior do Paraná serão ligadas por voos regulares – três por semana -, com 12 vagas para passageiros em aviões turbo hélice Caravan. Se houver demanda, o número de voos e de passageiros podem aumentar. Serão atendidos os municípios de Guaíra, Cornélio Procópio, Paranavaí, Cianorte, Campo Mourão, Telêmaco Borba, Francisco Beltrão, União da Vitória, Paranaguá e Guarapuava.

 

Adetur

O presidente da Adetur Cataratas e Caminhos, Jadir Darlan Puntel, convocou uma Assembléia Geral Extraodinária para o próximo dia 14, às 17h, no auditório do Conselho dos Municípios Lindeiros em Santa Helena. Em pauta será lida a proposta de modificação estatutária, com inclusão de objetivos e finalidade para atender ao Programa Nota Paraná e demais ajustes necessários; apresentação de alterações pela Assembléia; deliberação sobre a proposta de modificação estatutária e sobre as alterações propostas em assembléia; e aprovar a modificação proposta. Mais informações pelos telefones (45) 3268-1006 ou (45) 99971-0622 (Whatsapp) ou através do e-mail [email protected]

 

Aldeia

Não sei de quem é a responsabilidade, mas no Terminal Urbano em Toledo a cada dia cresce o acampamento indígena instalado ali. Virou uma verdadeira aldeia!

 

Saiu

Saiu a exoneração, do cargo de diretor da Emdur, de Lídio Michels no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura de Toledo. Parece ter vindo uma orientação do Ministério Público sobre os cargos que não têm ensino superior.

 

Martírio

“Estar na política hoje para mim é um martírio. Estarei aqui até o final e se for escolhido para ir à reeleição assim o farei, mas hoje não me dá nenhum prazer ser vereador”. A frase é do vereador Vagner Delabio (PSD), que citou a guerra de vaidade e os egos que movem a política, e que colocam em segundo plano a vontade da população, como algo que lhe “dá nojo”.

 

Jogadas

Delabio ainda citou as constantes “jogadas” que não chegam ao público na maioria das vezes e que transforma o exercício do mandato num martírio.

 

De baixo

Sobre o assunto, Janice Salvador (PSDB) ressaltou que este jogo na Assembleia e no Congresso começa nas Câmaras “e me nego aprender, mesmo que isso represente algumas dificuldades e até o desaparecimento do cenário político”, comentou.