Coluna do Editor
Coluna do Editor 08/10/19

Estrada do Colono

Na noite da última sexta-feira (4), mais de 100 pessoas se reuniram na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu para dialogar acerca da criação da Estrada-Parque, a partir do Projeto de Lei n° 984/2019, de autoria do deputado federal Nelsi Coguetto Maria (PSD), mais conhecido como Vermelho. Estiveram presentes representantes de empresas, do setor público, de Organizações Não Governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O evento foi organizado pelo Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu (CEMFI) e pelo Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com o apoio do Parque das Aves.

 

Progressistas

De olho nas eleições do ano que vem, os Progressistas realizaram nesta segunda-feira (7) mais um encontro para filiar novos integrantes e futuros candidatos. O evento foi na sede do partido, em Curitiba, e contou com a presença da presidente estadual da legenda, deputada Maria Victoria, do deputado federal Ricardo Barros e da ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti. Maria Victoria afirmou que todos os meses o partido fará atos de filiação para receber novos integrantes. No início de setembro mês passado, o PP filiou mais de 250 lideranças de Curitiba.

 

Fortalecimento

“Estamos fortalecendo nosso time com pessoas interessadas em construir uma sociedade cada vez mais digna e justa. Pessoas preocupadas com o desenvolvimento das cidades e com a melhoria das condições de vida de quem mais precisa”, disse Maria Victoria.

 

Varrição

De acordo com o vereador Genivaldo Paes (PDT), não houve varrição das ruas no Jardim Bressan e César Park por pelo menos três semanas. “E quem assinou a planilha que é semanal. Alguém assinou”, criticou ele.

 

Energia

A energia elétrica é um dos principais custos para a operação de estabelecimentos comerciais e industriais. No entanto, a regulamentação do setor elétrico já permite que grandes empresas negociem seus contratos no Ambiente de Contratação Livre – o chamado Mercado Livre – possibilitando uma economia de até 25% nos gastos com energia.

 

Em Toledo

Em outubro, técnicos da Copel Energia – braço de comercialização de energia do grupo Copel – percorrem várias cidades do interior do Paraná para divulgar as vantagens de migrar para o Mercado Livre. Nesta quarta-feira (9), eles falam a empresários na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), das 14h às 16h. A entrada é franca.

 

13º

O prefeito Lucio de Marchi (PP) anunciou na última sexta-feira (4) o adiantamento do pagamento do salário do mês e da segunda parcela do 13º salário dos mais de 3.500 mil servidores públicos municipais de Toledo. A primeira parcela foi paga em 31 de julho.

 

Datas

Considerando que no dia 28 de Outubro se comemora o “Dia do Servidor Público”, ficou determinado que os créditos dos vencimentos sejam feitos antecipadamente para este dia. Em novembro, será realizado o pagamento da segunda parcela do 13º salário definido para o dia 20 de novembro, e o pagamento mensal no último dia útil do mês, no dia 29 de novembro. Para o mês de dezembro, os pagamentos aos servidores serão realizados no dia 23. A Secretaria de Recursos Humanos, comunica aos servidores públicos que todos os cartões ponto devem ser entregues até o quinto dia útil de cada mês.

 

Valorização

“Essa é uma forma de valorizar os competentes profissionais que ajudam no desenvolvimento de Toledo. Além da valorização, é uma forma de respeito o pagamento dos créditos adiantados”, destacou Lucio.

 

Delícia!!!

A primavera mal começou e os termômetros já atingiram 34 graus, informação registrada pelo Simepar. Com tanto calor, nada melhor que um picolé geladinho. Uma paleta mexicana então é melhor ainda! E na última sexta-feira (4) a equipe de redação do Jornal do Oeste recebeu uma deliciosa – e gelada – surpresa da D’Kilo Sorvetes. Obrigado pelo presente!!!