Coluna do Editor
Coluna do Editor 09/08/19

Mais um

A Primato comprou mais um posto de combustível em Toledo: o antigo Posto Toleverde, na avenida Ministro Cirne Lima, próximo ao Yara Country Club. É o segundo do grupo. A inauguração está pré-agendada para a próxima quinta-feira (15).

 

Complexo

Acontece nesta sexta-feira (9) o anúncio de instalação do Complexo Hospitalar e de Saúde Sempre Vida no Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências. Entre as autoridades confirmadas para a cerimônia está o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, além do chefe da Casa Civil Guto Silva.

 

Ampliação

O empreendimento marca a entrada do Grupo Sempre Vida, que possui 65 anos de história, no ambiente inovador do Biopark, dando início a um importante capítulo para a saúde da região Oeste do Paraná. As atividades de construção devem iniciar no segundo semestre de 2020 com início dos atendimentos em 2023. O Complexo Hospitalar e de Saúde Sempre Vida será de alta complexidade e contará com as mais diversas especialidades médicas, além de servir de centro de formação para profissionais de saúde e campo de fomento de pesquisa avançada.

 

Estrutura

Serão 164 leitos, incluindo UTI adulto e neopediatria, cuidados paliativos, atendimento a queimados e ainda oito salas de cirurgias, um centro de diagnóstico por imagem completo e de tecnologia avançada, além de laboratório e consultórios médicos. Contará também com amplo centro de promoção de qualidade de vida e prevenção de doenças. Mais de 400 colaboradores atuarão já no primeiro ano de funcionamento.

 

Sem força

Ainda sobre a visita do governador a Toledo, o fato da solenidade da assinatura dos convênios estar marcada para a Câmara Municipal é – mais uma – demonstração do estrago deixado pela não eleição de nenhum representante para a Assembleia Legislativa. Hoje o município está sem força alguma no âmbito estadual.

 

Jamais

Na história de Toledo isso nunca tinha acontecido antes. E olha que toda estrutura da prefeitura foi colocada à disposição do Governo do Estado.

 

Nada!

Como se não bastasse, salvo mudança de última hora, na lista de municípios beneficiados, simplesmente não há nenhum convênio previsto para Toledo. ‘Nadica’ de nada!

 

Lista

No total serão liberados pelo Governo do Estado R$ 10.864.360,81 divididos entre: Espigão Alto do Iguaçu, Cafelândia, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Sul, Formosa do Oeste, Guaíra, Iguatu, Missal, Matelândia, Medianeira, Ouro Verde do Oeste, Ramilândia, Santa Lúcia, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste.

 

Fragilidade

Esse cenário apenas reforça o quanto o prefeito Lucio de Marchi (PP) está cada vez mais dependendo apenas de suas próprias forças quando o assunto é política. Não tem vice, não tem deputado estadual, sua base de apoio na Câmara Municipal é frágil e gelatinosa...

 

Cadê?

Onde estão os ‘tais representantes de Toledo’ junto ao governo? Onde estão os defensores das causas locais?

 

Paraquedas

A resposta é bem fácil de encontrar: estarão todos aqui nesta sexta, com seus respectivos paraquedas em busca de flashes. E ainda tem vereador com coragem suficiente de ir à tribuna defender o indefensável.

 

Interdição

Também nesta sexta-feira (9) haverá três interdições na BR-163: em Capitão Leônidas Marques (km 139, próximo à entrada para a cidade alta – das 12h às 13h), Santa Lúcia (km 150, no trevo de acesso – das 13h30 às 14h) e Lindoeste (km 175 - perto do posto da PRF – das 15h até as 17h).

 

Rochas

As interdições são necessárias para a realização de "Desmontes de rochas com fogo controlado" devido as obras de duplicação da rodovia. Assim que possível e a segurança permitir será realizado o sistema “Siga e Pare” para evitar o prolongamento das filas. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estarão nos locais de interdição realizando a orientação de trânsito. A PRF sugere que os motoristas evitem transitar nestes horários nos segmentos citados.