Coluna do Editor
Coluna do Editor 11/07/19

Orçamento

É preciso reconhecer que os vereadores da atual legislatura, quando querem, sabem exercer seu papel da melhor maneira possível. Esta semana, quando está sendo discutida a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019, 11 vereadores deram uma belíssima demonstração ao estabelecerem R$ 2 milhões em emendas para serem usadas junto ao Executivo.

 

Economia

Nesse ponto não se pode criticar os vereadores de Toledo, até porque a Câmara Municipal ao longo dos anos tem sido uma das mais econômicas do país. E todo ano são devolvidos recursos aos cofres da Prefeitura, daí a iniciativa bastante inteligente na minha opinião.

 

Autores

As emendas foram assinadas pelos vereadores: Janice Salvador (PSDB), Genivaldo Paes (PDT), Gabriel Baierle (PTB), Pedro Varela (PP), Edmundo Fernandes (PRB), Valtencir Careca (PP), Renato Reimann (PP), Marcos Zanetti (PDT), Walmir Lodi (PR), Ademir Paludo (PP) e Airton Savello (PTB).

 

Ações

De acordo com a proposta, as ações a serem priorizadas são: quadra esportiva da Escola Municipal Walmir Grande; reforma do Centro Cultural Oscar Silva (Biblioteca Pública); climatização e construção de churrasqueira do Centro de Eventos Desirè Refosco; interligação entre os bairros Jardim Bressan e Cezar Park; instalação de bancos nas Unidades Básicas de Saúde; realização de mutirão da ressonância magnética; instalação de campinho de grama sintética no Jardim Parizotto; reforma da pista de skate e melhoria da iluminação do Parque Frei Alceu; e construção de Centro Multiuso no Schneider/Croma.

 

Não veio

Ainda sobre a Câmara, nesta quarta-feira (10) pela manhã houve a 10ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura eventuais irregularidades no contrato de concessão do lixo. Detalhe: o representante da empresa convocado não apareceu.

 

Na Mesa

Lá estavam os vereadores Ademar Dorfschmidt (MDB), Airton Savello (PTB), Marcos Zanetti (PDT), Janice Salvador (PSDB) e Renato Reimann (PP).

 

Novos horários

O Aeroporto Luiz Dalcanale Filho terá alterações no horário do voo. A partir do dia 5 de agosto, os voos em Toledo voltam a ser no período matutino. Os novos horários serão de segunda a sexta-feira com saída de Curitiba às 9h25 e chegada prevista em Toledo às 10h55. Já na rota inversa, a saída de Toledo acontece às 11h25 com chegada em Curitiba às 12h45. No domingo os horários são diferenciados saindo de Curitiba às 9h40, chegando em Toledo às 11h10, saindo de Toledo às 11h50, chegando em Curitiba às 13h10.

 

Área verde

Na opinião de Marcos Zanetti (PDT) lançou uma ideia de aumentar a área verde em frente à Secretaria do Desenvolvimento Ambiental para preservar ainda mais o espaço dos animais silvestres. Ele citou o alto número de atropelamentos de quatis naquela região, tema de reportagem do Jornal do Oeste no fim de semana.

 

Luto

É com pesar que a Prefeitura de Maripá decreta luto oficial de três dias a partir desta quarta-feira (10) em todo território municipal pela morte do maripaense Alfredo Radetzki, ocorrida na madrugada de ontem, aos 83 anos. Seu Alfredo prestou relevantes serviços junto ao Poder Legislativo de Maripá, tendo sido vereador na legislatura de 1997 a 2000. Conforme nota da Assessoria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Maripá, “é inegável o registro na história política e social de Maripá deixado por esse cidadão de notória reputação, admirado e respeitado pela sociedade local. A Bandeira Municipal será hasteada a meio mastro durante os três dias”.

 

Exposições

Enquanto em Marechal Cândido Rondon a exposição está confirmada, em Toledo depois do cancelamento da Expo Toledo, da Feira Shopping, agora foi a Femai. O que acontece?

 

Abuso

Ontem coloquei a foto do carro estacionado sobre a calçada, obstruindo a vaga de cadeirante ao lado do prédio da Câmara de Toledo. Pois bem, o cavalheiro – que é servidor do Legislativo – parece não se importar com as críticas, pois ontem estacionou de novo o veículo por lá.

 

Fiscalização

Quem sabe os agentes de trânsito, que adoram notificar carros da imprensa, não poderiam verificar esta situação. Só uma sugestão...