Coluna do Editor
Coluna do Editor 12/07/19

Viagens

Quando se trata da Câmara tem Vereadores em Toledo é sempre preciso estar atento para as surpresas. Se ontem elogiei a iniciativa de estabelecer na Lei de Diretrizes Orçamentárias algumas emendas, hoje é dia de questionar quem são os autores da proposta de aumentar o número de viagens para quatro ou mais por ano. Pior ainda é saber de alguns vereadores da base fazendo frente e pegando assinatura. Alguns dos mesmos que apresentaram as medidas para a LDO. Vai entender essa gente...É uma no cravo e outra na ferradura!

 

Economia

Em tempos de economia em recessão, quando se fala tanto em cortes de despesas, tem pessoas sonhando em aumentar o número de viagens...

 

Preparo

Deixo claro não ser contra as viagens dos nobres edis, até porque isso é parte do exercício do mandato. Todo curso ou encontro, penso, auxilia na formação de políticos mais preparados. Ao menos na teoria.

 

Relatório

O que me deixa indignado é o que se faz com as informações. Embora tenha vereador que pense o contrário, ou seja, não ser necessário prestar contas à sociedade, ainda assim o mínimo seria apresentar um relatório detalhado aos demais colegas no retorno. Coisa que quase ninguém, infelizmente, faz.

 

Reforma

A Câmara Federal aprovou, por 379 favoráveis e 131 contrários, o texto-base da Reforma da Previdência. A proposta aumenta o tempo para se aposentar, limita o benefício à média de todos os salários, aumenta as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e estabelece regras de transição para os atuais assalariados.

 

Como fica

As principais mudanças na previdência com a reforma: Idade Mínima para aposentadoria (65 anos para homens e 62 anos para mulheres); para professores (60 anos para homens e 57 anos para mulheres). O Tempo de Contribuição no setor privado ficou em 20 anos para homens e 15 anos para mulheres, enquanto no setor público: 25 anos para homens e mulheres.

 

Campanha

Durante jantar baile realizado no galpão do CTG Chama Crioula, houve repasse de lacres de alumínio, tampinhas plásticas e tampas de metal à equipe do Rotary Clube Toledo por causa do Projeto Lacre Amigo e Tampinha Amiga.

 

Cadeira de rodas

Graças à quantidade de material recolhido através de arrecadação interna, com os integrantes e familiares das invernadas artísticas, e parceiros como a Escola Municipal Arsênio Weiss e comunidade em geral, o CTG Chama Crioula foi agraciado com uma cadeira de rodas repassada pela equipe de rotarianos.

 

Benefício

A Família Rotária de Toledo, através da arrecadação destes materiais, reverte o dinheiro da comercialização em cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas e andadores e o serviço de empréstimo destes itens fica a cargo da Associação de Senhoras de Rotarianos e está disponível para uso de toda a comunidade quando houver necessidade.

 

Agradecimento

No mês de abril do ano passado o CTG Chama Crioula também recebeu a doação de uma cadeira de rodas através do Rotary pela expressiva arrecadação de lacres de alumínio. Essa cadeira encontra-se em uso e já ajudou na recuperação de outras pessoas que necessitaram. A patronagem do CTG Chama Crioula agradece a todos que doaram e nos ajudaram nesta etapa de arrecadação, além de colaborar com o meio ambiente esta ação ajuda de forma real quem realmente necessita.

 

Recape

O prefeito Lucio de Marchi tem investido na infraestrutura urbana e tem asfalto novo em vários pontos de Toledo. As obras de reurbanização alcançam as ruas Artur Mazzafero, Mário Fontana, Presidente Getúlio Vargas, e Rodrigues Alves. As ruas Gaspar Dutra, Presidente Costa e Silva e Bom Pastor, recebem obras de pavimentação e no Jardim Concórdia as equipes trabalham no recape asfáltico.