Coluna do Editor
Coluna do Editor 26/09/19

Lixo na rua

Leitor

A foto é na rua Guarani, esquina com a Serafina Coreia. “E depois criticam a Amazônia...” foi a mensagem enviada por um leitor. Pois é, infelizmente em Toledo este tipo de cena tem se tornado bastante comum.

 

Casinha Segura

Em alusão ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, o Departamento da Rede de Atenção Primária em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no dia 28 de setembro, das 16h às 20h, no Shopping Panambi, a exposição da “Casinha Segura” com intuito de prestar orientações sobre a prevenção de quedas dos idosos.

 

Reforma

O vereador Walmor Lodi (PR) destacou a assinatura, esta semana, do contrato para reforma do Terminal Rodoviário e o trabalho do deputado estadual Marcel Micheletto e a liberação do governador Ratinho Junior. “Muitos falaram que Toledo não tinha representante, mas está aí a emenda”, comentou Lodi.

 

Fora de combate

Olinda Fiorentin (PPS) e Vagner Delabio (PSD) desfalcaram a sessão ordinária de segunda-feira em Toledo. Ambos estavam de atestado médico.

 

Mais voos

A Azul Linhas Aéreas terá novos voos diretos para Foz do Iguaçu. A companhia aérea irá operar frequências diárias com Florianópolis. A informação foi confirmada pelo secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla. As novas operações serão realizadas entre 20 de dezembro a 2 de fevereiro. Além da capital catarinense, Foz do Iguaçu terá uma ligação direta com Navegantes, que dá acesso para as praias de Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas, entre outras. Também está previsto o aumento de frequências entre Foz do Iguaçu e Curitiba neste período.

 

Observatório

O vereador Marcos Zanetti (PDT) reconheceu o trabalho do Observatório Social. Importante a avaliação dos vereadores e também a prestação de contas. “Que bom se em mais cidades pudesse haver trabalho semelhante ao desenvolvido pelo Observatório”, comentou Zanetti.

 

Desabafo

Na última sessão ordinária na Câmara de Toledo, a vereadora Marly Zanette (PSL) falou “aquilo que estava sentindo” e questionou os demais colegas sobre o Conselho de Ética estar dominando há algum tempo os holofotes dentro da atual legislatura.

 

Vergonha

Alegando estar “envergonhada por ter de se sentar à mesa e julgar seus colegas”, para a vereadora os munícipes deveriam vir em primeiro lugar. “O que estamos fazendo é uma vez por semana julgando os próprios colegas pelas atitudes e pelas palavras”, criticou ao exigir mais respeito e trabalho dentro do Legislativo.

 

Tem mais

O desabafo de Marly Zanette parece estar relacionado ao fato de haver mais três ou quatro denúncias para serem apresentadas nos próximos dias junto ao Conselho de Ética e uma delas, conforme relatos prévios, é de balançar alguém da confortável cadeira onde hoje está sentado.

 

Cor de rosa

Entendo o desabafo da vereadora. Que bom se não houvesse necessidade do Conselho de Ética, assim como seria bom não haver polícia e bandido, bem e mal e por aí vai... O mundo, infelizmente, não é cor de rosa e alguém precisa fazer o, digamos, trabalho sujo para poder manter as coisas em ordem. Fácil não é fiscalizar os próprios colegas, entretanto, quem não ultrapassa os limites, certamente não vai parar no Conselho e seus integrantes lá estão para apurar as denúncias, arquivá-las quando possível e punir quando necessário.

 

Imagem

Pareceu mais uma tentativa em manter sua própria imagem, quando o mais importante deveria ser seguir as regras estabelecidas.

 

Seleção

Para Leandro Moura (PSL) a seleção sobre quem estará no Legislativo a partir de 2021 cabe ao eleitor que acompanha de perto e frisou que a Câmara de Toledo estava perdendo a credibilidade e as denúncias junto ao Conselho de Ética, de certa forma, começaram a mudar um pouco o comportamento dentro do Legislativo.

 

“Bobagens”

Ainda de acordo com o vereador, muitas pessoas subiam à tribuna ou iam às rádios para “falar bobagens. E por que não falam agora”, questionou Moura. Segundo ele, tem muita coisa para acontecer ainda e há quem vá levar uma lição para o resto da vida.