Coluna do Editor
Coluna do Editor 28/09/19

Na placa

Jairo Zeni

Flagrante de quarta-feira no Centro de Toledo. Eis que um pássaro urutau resolveu se ‘disfarçar’ de placa próximo ao HCO. O registro é de Jairo Zeni.

 

No plural

Por falar em placa, o amigo Marcos Radunz enviou a seguinte mensagem: “Bom dia amigo Márcio. Li e vi na sua Coluna (de quarta) a foto e salvo ledo engano, contém um erro de ortografia. Acredito que a palavra exceda deveria ser excedam, ou estou enganado? Grande abraço”. Bruno tem total razão ao se referir à placa de estacionamento no Centro de Toledo. Há um erro de concordância, pois deveria estar no plural e não no singular...

 

O leitor escreve

Ainda sobre assuntos desta Coluna, o leitor José Wammes questionou se o presidente da Câmara, Antônio Zóio (PSL), “já reembolsou o erário público pelo uso de equipamentos da Câmara Municipal para postar material nas mídias sociais, conforme o próprio Jornal do Oeste publicou/denunciou? Somente para saber. Abraços”. Pois é, ótima pergunta sobre o que aconteceu sobre o episódio...

E sobre a declaração de Genivaldo Paes (PDT) em “nunca mais” fazer campanha para o deputado federal José Carlos Schiavinato (PP), o mesmo José Wammes acredita ter sido mero “discurso vazio” e justifica: “Em política, entre outras expressões, não existe a “nunca mais”. O tempo passa, o tempo voa”...

 

Saúde mental

No dia 11 de outubro, a partir das 19h no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer (Vila Pioneiro), haverá uma palestra com Roberto Sávio Sauer sobre saúde mental e a visão sistêmica da vida. Mais informações podem ser obtidas com o vereador Leandro Moura através do telefone (45) 99944-9398 ou com Renata Torino (45) 99849-3835.

 

Discursos

Com muita serenidade o vereador Renato Reimann (PP) criticou quem utiliza o plenário da Câmara Municipal de Toledo apenas para proferir “discursos nem sempre verdadeiros. São palavras usadas apenas para denegrir a imagem e precisamos ter um pouco mais de respeito”. Renato se referia à denúncia feita pelo vereador Ademar Dorfshcmidt a respeito da senhora Maria Zimermann, de 102 anos, que não recebeu atendimento no Mini-hospital.

 

Providências

Segundo Renato, a ambulância foi imediatamente acionada e a levou à Unidade de Pronto Atendimento Dr. José Ivo Alves da Rocha, onde “dona Maria foi muito bem atendida”. Ainda de acordo com Renato, uma sindicância será aberta para apurar os motivos pelos quais o médico se recusou a prestar o atendimento. “Não se pode culpar o prefeito que, tão logo soube do caso, determinou a apuração imediata para investigar o que aconteceu. É dessa forma que as coisas devem ser feitas e não com acusações sem responsabilidade”.

 

Refugiados

A jornalista Edna Nunes, hoje assessora do vereador Marcos Zanetti, irá a Curitiba na segunda-feira (30), acompanhada do próprio vereador. Os dois vão acompanhar a Copa dos Refugiados por lá.

 

Festas

Edna, uma apaixonada pela causa dos imigrantes em Toledo, lembra também que os senegaleses farão uma grande festa para mil pessoas, aproximadamente, tudo sem custo. Será dia 12 de outubro. Já os haitianos farão a festa dos filhos no dia 13. A Embaixada Solidária está arrecadando pratos e talheres usados para essa festa e para as outras.