Coluna do Editor
Coluna do Editor 29/10/2019

A regra é clara...

Foto: Leitor

“Pode isso Arnaldo? Na Vila Industrial, próximo ao depósito da Copel, foi instalado um parador de luz na calçada com os fios à mostra. O que era pra ficar três dias já está há mais de 20.... Daqui a pouco uma criança coloca a mão e fica grudada e de quem será a responsabilidade???”, questionou um leitor, com razão. Pode isso Arnaldo?

Governo 5.0

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, o presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Pérola Darlan Scalco, e o presidente da Assembleia Legislativa Ademar Traiano, farão a abertura do Governo 5.0 nesta quinta-feira (31), às 9h. O evento será promovido em Foz do Iguaçu, no Hotel Rafain Palace & Convention, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro. As inscrições para o evento ainda podem ser feitas pelo seguinte link: http://www.governocincopontozero.pr.gov.br/. O credenciamento começa nesta quarta-feira (30).

AMP terá estande

O Governo 5.0 é uma promoção da AMP e do Governo do Estado em parceria com a Assembleia Legislativa. O encontro terá o patrocínio das seguintes organizações: Itaipu Binacional, Copel, Sanepar, BRDE, Fomento Paraná, Portos do Paraná, Compagas e Celepar. No primeiro dia, além da abertura oficial, ainda haverá palestra com o economista Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Castro vai conduzir palestra aos gestores no dia 31 de outubro, às 10h. A AMP terá um estande no evento, no qual atenderá os prefeitos e prefeitas, secretários e secretárias e técnicos dos municípios. Todos são convidados a visitar o estande.

Nota de Esclarecimento

A Prefeitura de Toledo emitiu uma Nota de Esclarecimento sobre a proibição de funcionamento de um Parque de Diversões próximo à Havan. De acordo com a nota, existe uma Lei (nº 2.233 de 16 de setembro de 2016), “que dispõe sobre o zoneamento do uso e da ocupação do solo urbano no Município de Toledo, não autoriza a instalação de parques de diversão naquela área. Conforme a lei de zoneamento a área é de uso residencial”.

Prejuízo

Ainda segundo o documento, a Prefeitura de Toledo informa não ter embargado e nem quer prejudicar o empresário. “Desde o início, ele foi orientado sobre a lei, no entanto, não fez a consulta prévia, insistiu e montou os equipamentos sem o alvará de funcionamento”.

Errado

Engraçado é, infelizmente, acompanhar vereador de Toledo defendendo o ilegal, o errado. Ora, se não pode instalar o parque ali, então que se procure outro lugar, simples assim. Se existe uma legislação é para ser cumprida ou então que se ouça a população e se procedam as alterações necessárias. Agora, vereador bater boca em rede social e grupos de WhtasApp defendendo uma ação irregular é, no mínimo, para ser analisado com cautela por quem é de direito.

Multas

Essa postura, infelizmente, não é de hoje. No início desta gestão, no auge da discussão sobre a mudança no EstaR e as consequentes notificações, houve até quem defendesse na tribuna a ilegalidade.

Não pousou

O voo da Azul desta segunda-feira não pousou no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho em função, de acordo com informações oficiais, das más condições climáticas.

Estranho

O fato chamou atenção porque o Aeroporto de Cascavel, cujas condições técnicas são muito piores que as de Toledo, no mesmo horário e com condições rigorosamente iguais, operava sem problemas.