Coluna do Editor
Coluna do Editor 30/10/19

Luto

Meus mais sinceros sentimentos à família do médico, comunicador e pioneiro de Toledo Avelino Campagnolo. Convivi muito pouco com ele e o entrevistei, oficialmente, apenas uma única vez. De qualquer forma aprendi a admirá-lo por tudo que construiu ao longo de sua – polêmica – vida.

 

Biopark

O Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências realiza nesta quarta-feira (30) a inauguração do Laboratório de Biomateriais (LBB). A iniciativa, que foi anunciada em abril através de uma carta de intenções, conta com a parceria da Universidade Laval, de Quebec (Canadá), do Hospital Erasto Gaertner, através de seu Instituto de Bioengenharia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

 

Compromisso

O gesto celebra o compromisso das cinco instituições com a elaboração de ações acadêmicas, científicas e de projetos de pesquisa em conjunto nas áreas de Ciência e Engenharia, particularmente em relação a biomateriais para dispositivos médicos, medicina regenerativa e outras áreas afins à bioengenharia.

 

Eventos técnicos

Além do Laboratório, o projeto se desenvolverá também a partir da realização de seminários científicos e tecnológicos, workshops especializados, simpósios e outros encontros científicos de interesse mútuo para promover a interação entre instituições e grupos de pesquisa relevantes para ambos os países. A iniciativa também facilitará atividades de intercâmbio científico, sobretudo programas conjuntos de formação em nível de mestrado e de doutorado.

 

Bandeira

Num discurso bastante coerente, o vereador Vagner Delabio (PSD) pediu aos futuros candidatos a prefeito em Toledo que não utilizem o Hospital Regional como bandeira de campanha. Disse isso lembrando que nas duas últimas gestões (Beto Lunitti e Lucio de Marchi) a Câmara Municipal apoiou todas as ações em torno dessa unidade, mas que o empecilho vem da dificuldade lá de cima (de Brasília). Delabio pediu ainda para se fazer um “discurso honesto” sobre as dificuldades que ainda virão para abrir o hospital. “Ninguém é santo e totalmente culpado”, comentou.

 

Projeto

Nem deu tempo da fala de Vagner esfriar e Ademar Dorfschmidt veio com essa: “É preciso esclarecer que foi o ex-prefeito José Carlos Schiavinato foi quem licitou (o projeto)”, disparou e culpou ainda o atual prefeito Lucio de Marchi que, na visão do vereador, foi quem realmente prometeu que iria abrir a unidade.

 

Palanque

Se Ademar vai ou não ser candidato a prefeito, isso somente o tempo dirá, entretanto algumas coisas de seu eventual discurso podem ser muito facilmente identificadas, em especial a questão da saúde. “Quem tocar no assunto que tem pessoas morrendo deve ganhar voto”, comentou.

 

Compromisso

Ainda sobre o Hospital Regional, Antonio Zóio (PSL) emendou ser preciso “firmar compromisso com a comunidade” para evitar que as pessoas parem de morrer na estrada.

 

Elefante

Outro a comentar sobre o assunto foi Genivaldo Paes (PDT). Ele disse que em 2013 já tinha avisado que era um “elefante branco”. Hoje, segundo ele, está um elefante cinza e que se o prédio fosse de sete andares já teria caído. “Nenhum prefeito vai abrir o Hospital Regional. Só se cair milhões de reais do céu em Toledo”, disparou ao emendar que isso dificilmente vai acontecer diante do cenário de crise.

 

Hospital municipal

Ainda na visão de Genivaldo Paes, à época deveria ter se pensado num hospital municipal, com consequente redução do número de UBSs. O vereador culpou ainda os governos do Estado e Federal e frisou que sem essa ajuda nada será feito.

 

Fiscalização

O que ninguém falou a respeito do Hospital Regional foi a falha – grotesca – na execução do projeto, incluindo aí o recebimento da obra mesmo sem estar concluída, a irregularidade em torno de documentos oficiais, entre outros problemas na gestão passada que estão na Justiça.

 

Na capital

Ainda no campo da saúde, o prefeito Lucio de Marchi tinha viagem marcada Curitiba, onde deverá se encontrar com a direção da PUCPR. O objetivo é negociar uma área no câmpus em Toledo, a fim de se construir o novo Hispital Bom Jesus.