Coluna do Editor
Coluna do Editor 31/05/19

Mais conhecimento

No que depender da vontade do vereador Edmundo Fernandes (PRB), o número de viagens para cursos dentro da Câmara de Toledo seria bem maior. Ele reclamou que no fim do ano o Legislativo devolve dinheiro para o Executivo e seria melhor usar essa grana para ampliar o conhecimento de cada vereador. “Antes eram três (viagens), agora são duas...daqui a pouco cai para uma e daqui a pouco não tem mais nada”, afirmou.

 

Cômico

Sem ter muito mais o que falar em seu tempo, Edmundo disse que estava “meio cômico” e encerrou sua fala. Concordo.

 

Prisão

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge enviou documento ao Supremo Tribunal Federal (STF) requerendo a rejeição de pedidos feitos pela defesa do ex-deputado federal paranaense Alfredo Kaefer (PP). Em janeiro, o ex-parlamentar foi condenado pela 1ª Turma do STF a 4 anos e 6 meses de prisão e ao pagamento de multa, pela prática dos crimes de empréstimo irregular.

 

Recálculo

Os advogados pediram para que o Supremo recalcule a pena final aplicada. A argumentação é de que devem ser levadas em consideração as circunstâncias judiciais favoráveis ao réu e, também, atenuantes, como a confissão espontânea. No entendimento da PGR, os embargos de declaração apresentados não devem ser admitidos, e devem ser determinados o trânsito em julgado e o imediato cumprimento da pena.

 

Fraude

Investigações revelaram que, em 2003, a Sul Financeira concedeu empréstimos vedados à empresa Diplomata Industrial e Comercial. Alfredo Kaefer era na época sócio controlador de ambas as pessoas jurídicas, o que torna ilegal a operação. No julgamento da ação penal, o relator do caso, ministro Luiz Fux, apontou que a Sul Financeira passou a fazer descontos de títulos em favor da Diplomata, tendo descontado 161 títulos no valor total de R$ 3,6 milhões.

 

Prescrição

Os títulos foram descontados com taxas de juros de 2,43% ao mês, percentual inferior ao que a Sul Financeira habitualmente praticava no mercado com outros clientes, que era entre 3,14% e 5,7% ao mês. Também acusado por gestão fraudulenta, o ex-parlamentar não foi condenado por essa conduta, já que os ministros decretaram a extinção da punibilidade porque houve prescrição do crime.

 

Voos

Esta semana, desde o início das operações comerciais no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho em Toledo, através da empresa Azul Linhas Aéreas, se completou voo de número 50. Entre embarques e desembarques foram 6.058 pessoas.

 

Novo líder

O novo líder dos Progressistas na Câmara de Toledo é o vereador Pedro Varela.

 

Agradecimento

Por falar no PP, Renato Reimann agradeceu ao ex-vereador Luís Fritzen por ter conduzido o diretório dos Progressistas em Toledo durante muito tempo, “um conhecedor profundo das questões políticas”, afirmou Reimann, ao lembrar que a direção do partido agora está nas mãos do advogado Leandro Neselo.

 

CNH

Está prevista uma agenda para conversar com os proprietários dos Centros de Formação de Condutores para saber os motivos para o valor do custo da emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A informação é do vereador Ademar Dorfschmidt (MDB).

 

Momento

Para o vereador Gabriel Baierle (PTB), sábado foi um momento histórico na história do município com a assinatura do termo de cooperação entre a Hoesp (mantenedora do Hospital Bom Jesus) e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) para os estudantes do curso de Medicina – câmpus Toledo – permitindo aos estudantes cumprirem o estágio no hospital.