Editorial
Conhecimento que transforma a sociedade

O 6º Prêmio Fecomércio PR de jornalismo é um concurso cultural e tem como objetivo premiar as melhores reportagens a partir do tema da edição. A intenção é promover o conhecimento e o entendimento sobre o Sistema FecomércioServiço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), composto pela Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Paraná e a participação na vida dos paranaenses, além de colaborar para a divulgação das atividades realizadas pelo Sistema.

“A importância do Sesc e do Senac para a cidadania e qualidade de vida no Paraná” é o tema deste ano e o JORNAL DO OESTE, mantendo a tradição de participar do cotidiano do jornalismo paranaense, produziu uma série de reportagens sobre o tema

As produções ressaltam o auxílio e oportunidades oferecidas pelas unidades da Federação do Comércio de Bens (Fecomércio), Serviço e Turismo do Paraná no preparo e o cuidado de pessoas de todas as idades e classes sociais, como por meio da experiência do primeiro emprego e a possibilidade de crescimento profissional em uma determinada área, por meio do programa Jovem Aprendiz que garante a formação técnico-profissional no início da carreira.

Essas iniciativas têm mudado vidas, dado oportunidades e renovado a carreira profissional de milhares de pessoas. A unidade do Sesc Toledo também trabalha com a memória dos idosos por meio de atividades que estimulam o pensar e o memorizar dos participantes, daí a preocupação do JORNAL DO OESTE em retratar essas e outras ações que ajudam no desenvolvimento da cidade e da própria região.

Ao longo do ano, as unidades ofertam diversos cursos presenciais e a distância, além de alguns gratuitos somados a oficinas. Basta ficar atento as matrículas disponíveis e aprimorar conhecimentos que contam ainda mais para a conquista de uma vaga de trabalho.

É perceptível que o mercado está cheio de pessoas com nível superior, os profissionais precisam ser treinados e a dica é que por meio das ação ofertadas pelas unidades Sesc e Senac as pessoas sempre busquem melhorar e se desenvolver. Vale ressaltar que é preciso pensar que a carreira é individual para adquirir sucesso ao escolher um curso técnico é necessário visar também os gostos de cada um e não somente os lucros, para que haja também uma satisfação profissional com a execução de um bom trabalho com qualidade de vida.