Editorial
Delegacia Cidadã

Esta terça-feira (2) marca um novo passo na melhoria da infraestrutura da segurança pública em Toledo e porque não dizer, também da própria região oeste. Parece estar cada vez mais perto a concretização de um antigo sonho da comunidade: a construção da Delegacia Cidadã. O projeto da obra foi entregue ao delegado chefe da 20ª Subdivisão Policial (SDP) Antonio Donizete Botelho por parte de integrantes do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).

Evidente que apenas esse ato simbólico não servirá de nada se daqui por diante os demais agentes responsáveis pelo setor não fizerem sua parte e por agentes entenda-se as forças do Governo do Estado, seja através da administração direta, seja através da pressão política para que a obra saia do papel. E aí seria importante que não apenas nos discursos, mas em ações efetivas, representantes políticos agissem no sentido de destinar recursos para a construção deste complexo que, junto com a Apac, certamente deixará Toledo numa condição muito melhor na questão dos presos. Não apenas isso, pois a expectativa é que o novo prédio ofereça à Polícia Civil melhores condições de trabalho e mais qualidade no atendimento à população.

Mas o principal fator para que esse novo espaço seja erguido o quanto antes está na questão da segurança mesmo. Hoje o prédio onde funciona a 20ª Subdivisão Policial não é apenas ultrapassado como está localizado numa região crítica. Até hoje não aconteceu uma tragédia ali graças ao esforço do próprio Conseg, do Conselho da Comunidade e da Polícia Civil que ao longo dos anos fizeram algumas intervenções, ao menos até onde era possível, para minimizar os inúmeros problemas ali encontrados. A sede atual foi construída na década dos anos 80 e Toledo merece um local mais moderno e adequado pelo próprio desenvolvimento da cidade ao longo das últimas décadas.

Ainda há muito a ser feito, entretanto, a entrega deste projeto permite que os envolvidos no setor se mantenham unidos e fortalecidos na busca pela concretização deste objetivo antigo que é a construção de uma Delegacia Cidadã em benefício do cidadão.