Editorial
Experiência única

Foram 18 dias de trabalho intenso, de conhecimento inesquecível, de experiência única. Foram 18 dias de dedicação extrema, de técnica apurada e de coragem. Será uma vida inteira para se lembrar não de um ato, mas de uma verdadeira missão que o soldado Victor Luís Langner recebeu e a cumpriu com galhardia ao retornar do combate aos focos de incêndios na região amazônica, mais precisamente na Serra do Cachimbo, no Pará. Langner foi o escolhido, mas poderia ter sido qualquer outro bombeiro militar de Toledo, afinal, sua escolha foi a prova real da capacidade técnica do efetivo que integra a corporação na cidade.

Muito dessa capacidade está ligada à liderança do comandante Luís Eduardo Zarpellon. Este jovem capitão carrega no sangue a obstinação dos grandes líderes, tamanha sua vontade em ensinar e aprender, em ajudar e preparar sua tropa para qualquer desafio. E nisso Toledo está muito bem servida, pois, embora o número de profissionais não seja o mais adequado, a dedicação de todos e o preparo técnico conseguem amenizar muitos dos problemas enfrentados diariamente e a viagem de Langner à Amazônia é mais uma prova disso, afinal, quem lá esteve é porque tem um diferencial.

Há que se destacar ainda o investimento feito pelo Governo do Estado ao longo dos anos na melhoria dos equipamentos, isso também graças ao envolvimento da comunidade e a ações como o repasse de verbas do Funrebom que tanto tem auxiliado na melhor estrutura do Corpo de Bombeiros em Toledo, responsável por atender outros municípios da microrregião. Graças a este esforço coletivo hoje Toledo é referência na técnica de combate a incêndios com a adoção de novas técnicas e o treinamento em container criado especificamente para este fim. Há ainda a torre para treinamento de ocorrências em altura, isso sem mencionar o treinamento para atendimento a vítimas presas em automóveis após acidentes, entre tantos outros que se somam ao trabalho preventivo no cotidiano de uma cidade que aprendeu a respeitar seus bombeiros, homens e mulheres de raça, de força e união.