Mauro Picini
Mauro Picini Sociedade + Saúde 09/10/19

LFCC anima a tarde das crianças em tratamento na Uopeccan

Mais de 20 crianças estiveram presentes no evento organizado pela Legião Feminina de combate ao Câncer.

A tarde de ontem (07), começou alegre e muito divertida para as crianças. Mais de 20 pacientes em alta participaram da festa em comemoração ao Dia das Crianças, organizada pela LFCC (Legião Feminina de combate ao Câncer).

Durante o evento os pequenos brincaram, se deliciaram com as doações da comunidade, dos colégios Sagrada Família e Marista, além disso, receberam presentes doados pelos alunos das escolas e, pela Sandra de Três Barras que realizou sua festa de aniversário e solicitou que os presentes fossem brinquedos para a Uopeccan, além de bonecas de crochê doadas por um grupo de mulheres de Nova Esperança, que se dispuseram a confeccionar 51 bonecas para as crianças da oncopediatria da Uopeccan. Segundo a representante do grupo, Clarice Aparecida Carraro de Souza, o desejo de produzir algo para as crianças veio após assistir uma reportagem sobre um grupo de mulheres que confeccionava brinquedos para crianças com câncer, “senti o desejo, então chamei as meninas e começamos a produzir no espaço da minha loja. Não conhecíamos a Uopeccan, pesquisamos e descobrimos o hospital em Umuarama e quando chegamos lá, a equipe disse que os brinquedos seriam direcionados para Cascavel, que possui o tratamento na oncopediatria, então produzimos e viemos para cá trazer as bonecas”, diz.

A confraternização entre as crianças da oncopediatria é de suma importância para o tratamento delas. O presidente do Complexo Hospitalar Uopeccan, Leopoldo Nestor Furlan, marcou presença no evento e, reforçou o objetivo de eventos como este serem realizados para as crianças, “essa festa mostra o calor humano da entidade e da sociedade para que neste dia das crianças elas sejam integradas com outras crianças, fazendo com que se divirtam e que encarem a doença de uma forma mais suave, sem perder parte da infância”, afirma.

O evento ocorre a 6 anos no espaço da Tamara Festas, todo o espaço, brinquedos infláveis e a decoração é doação dos proprietários Ramon Duarte Filho e Mari Duarte que, anunciou durante a festa que a parceria irá perdurar muitos anos, “este ano cedemos o espaço para a Festa de Páscoa, Festa do Dia das Crianças e em breve a Festa de Natal, “essa parceria vai celebrar muitas festas para as crianças da oncopediatria”, anunciou Ramon.

Toda a tarde foi destinada a eles, com muitos doces, salgados a apresentação de balé.

Enquanto a diversão rolava no espaço Tamara Festas, as crianças que se encontram internadas na oncopediatria também recebiam mimos e diversão na brinquedoteca. Com muitas delicias preparadas pelas nutricionistas com muito amor e carinho, e, é claro, brinquedos.

Para quem deseja doar brinquedos para a Festa de Natal 2019, basta entrar em contato com as legionárias através do telefone (45) 2101-7110.

 

Aniversário Solidário - Outra forma de doar brinquedos, alimentos, fraldas ou até mesmo dinheiro para a instituição é através do projeto Aniversário Solidário. A Sandra de Três Barras é uma de milhares de aniversariantes que desenvolveram o projeto antes mesmo de existir na Uopeccan.

A comemoração por mais um ano de vida foi realizada na companhia de amigos e familiares de Sandra. Porém, ela solicitou que cada convidado levasse um brinquedo, pois seriam todos destinados a Uopeccan – e, na tarde de ontem as doações foram distribuídas para os pequenos que se encontram em tratamento na Uopeccan.

Você pode comemorar o seu aniversário de uma diferente e ainda beneficiar a vida de alguém sem deixar passar em branco o seu dia. Os convidados irão lhe presentear com uma atitude solidária proposta por você.

 

O que o aniversariante pode sugerir?

Doação de alimentos – Você pode pedir que cada convidado traga um quilo de alimento. Todo alimento, será destinado para refeições de pacientes que se encontram internados, pacientes que se hospedam na Casa de Apoio, e, para aqueles que se encontram afastados das atividades devido ao tratamento recebem cesta básica.

 

Doação em dinheiro – Você também pode pedir a doação em dinheiro. O valor arrecadado pode ser entregue em espécie direto para a Uopeccan, que aplicará esta quantia para a manutenção do Complexo Hospitalar.

 

Doar fraldas geriátricas – Outra opção são as fraldas geriátricas, material que a instituição sempre necessita com muita frequência, os tamanhos G, GG, EXG.

 Essas são apenas algumas sugestões de doações, mas você, aniversariante pode ficar à vontade para definir o que cada convidado poderá levar.

Para participar do projeto é muito fácil, basta preencher o formulário em nosso site com seus dados pessoais e pronto, nossa equipe entrará em contato para agendar uma possível visita ao hospital caso seja de seu interesse e, marcar uma data para a entrega da doação.

https://www.uopeccan.org.br/aniversario-solidario/

 

Bruxismo é perigoso?

Dores de cabeça, pescoço e ouvido são sinais do transtorno que atinge 30% da população mundial

Acordar com os músculos da mandíbula doloridos e sensação de dentes amolecidos podem ser sinal de bruxismo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o distúrbio atinge 30% das pessoas no mundo e de maneira geral seu diagnostico sempre é tardio, quando o dente já sofreu algum desgaste. “O bruxismo é uma desordem funcional na qual a pessoa range muito ou pressiona os dentes durante o sono. O incomodo permanece ao longo do dia ao escovar os dentes e ao mastigar alguns tipos de alimentos”, explica doutor Willian Ortega, especialista em Ortodontia. 

As causas podem variar entre estresse, tensão, ansiedade, problemas físicos de fechamento de boca e até por fatores genéticos.

“É impossível saber o que acontece com nosso corpo quando dormimos, por isso muitas pessoas nem sabem que sofrem deste mal e só acabam tomando conhecimento quando alguém comenta que elas rangem ou fazem algum barulho com os dentes enquanto dormem”, alerta o dentista.

Entre os potenciais sinais do bruxismo estão dores de cabeça e pescoço, zumbido no ouvido, estalos ao abrir e fechar a boca, dores na mandíbula e nos músculos da face. “Isso acontece pelo esforço dos músculos da mastigação que continuam sendo ativados mesmo durante o sono”, afirma.

Apesar das crises variarem de uma noite para outra é fundamental o acompanhamento de um especialista. “Há casos que o bruxismo não causa sintomas e as pessoas percebem com o tempo ou quando vão a uma consulta de rotina no dentista”, enfatiza Ortega.

O tratamento é focado em reduzir a dor e preservar os dentes. A placa dentária em acrílico é indicada na maioria dos casos. “O uso desse tipo de dispositivo para dormir é feito sob medida para encaixar entre os dentes protegendo-os do impacto. Apesar de não ser a cura, as placas auxiliam na melhora dos sintomas”, diz.

A procura de atividades de relaxamento, que auxiliam no combate do estresse cotidiano também pode contribuir para o controle do bruxismo. Apesar de não ser perigoso esse transtorno pode causar danos permanentes. Por isso é importante sempre consultar um especialista para que após a conclusão do diagnóstico a melhor forma de tratamento seja indicada.

 

Willian Ortega – CRO PR 23.627

Graduado pela UNIPAR (Universidade Paranaense), especialista em Ortodontia e Pós- Graduado em Harmonização Orofacial. Coordenador e professor do Instituto Harmonizze – Especializando em Implantodontia pela Uningá.

Também ministra cursos e palestras pelo Brasil e no Exterior.

Consultório PR: Rua  Minas Gerais, 1932 - 4 Andar - Sala 404 (EXCLUSIF), Centro - Cascavel/Pr. Edifício Unique. Telefone: (45) 9.9809-3334.

Consultório SP: Rua Iraí, 300, Moema, IDF Odontologia, São Paulo/SP.

Telefone: (11) 4329-7854 - Instagram: /drwillianortega - Facebook: Willian Ortega

 

Outubro Rosa é todo dia! Feira do Teatro terá agendamento de mamografias

Profissionais também farão entrega de material informativo

Durante todos os domingos do mês de outubro, o Ceonc Hospital do Câncer realizará trabalho de conscientização sobre o câncer de mama, na tradicional Feira do Teatro, promovida pela prefeitura de Cascavel, ao lado do Teatro Municipal de Cascavel. A ação faz parte da campanha “Outubro Rosa é todo dia!”.

O complexo hospitalar estará com profissionais para entrega de material informativo aos frequentadores da Feira, bem como para agendamento de mamografias pelo SUS, de mulheres a partir de 40 anos de idade.

O espaço para o trabalho de conscientização foi cedido pela Fundação Municipal de Esporte e Cultura de Cascavel, responsável pelo gerenciamento da Feira. Para o presidente da entidade, Leonardo Mion, é muito importante que o evento se torne um instrumento de conscientização sobre um assunto tão importante.

“É essencial a realização de campanhas de prevenção e conscientização, como essa do Ceonc. Nós entendemos que é de grande relevância introduzir, na Feira do Teatro, ações que possam ajudar a diminuir cada vez mais a incidência do câncer de mama. Agradecemos ao Ceonc por estar contribuindo com essa campanha e com o trabalho como um todo, que é feito para toda a comunidade cascavelense e para quem vem de fora, inclusive”, pontuou Mion.

A Feira do Teatro se tornou tradicional. Todos os domingos o estacionamento que fica ao lado do Centro Cultural Gilberto Mayer e do Teatro Sefrin Filho, se transforma num grande espaço de lazer, cultura e valorização do artesanato local.

O evento ocorre sempre das 09h às 13h.

 

Prevenção no foco - Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), as estimativas de incidência do câncer de mama para o ano de 2019 indicam o surgimento de pelo menos 59.700 novos casos da doença, o que representa 25% dos cânceres em mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Para conscientizar mulheres e comunidade sobre o câncer de mama, em 2019, o Ceonc Hospital do Câncer começou a campanha denominada “Outubro Rosa é todo dia”, como forma de reforçar a ideia de que para a prevenção, não há mês ou data específica – todos os dias, são dias para se cuidar.

Além da ação nos domingos de outubro na Feira do Teatro, o Ceonc programa outras atividades. Para saber mais sobre a campanha, basta entrar em contato com o Ceonc Hospital do Câncer pelos telefones (45) 3220-4100, em Cascavel e (46) 3055-6161, em Francisco Beltrão. Além disso, durante todo o mês, informações

 

Dainara Pariz comemora 1ª lágrima após 4 meses de paralisia facial

Tratamento com laserterapia garantiu a melhora da modelo e youtuber

Os mais de 2,3 milhões de seguidores da modelo e youtuber Dainara Pariz tem acompanhado a trajetória da influencer na luta contra a paralisia facial que atingiu metade do seu rosto.

Desde o mês de maio Dainara foi diagnosticada com paralisia de Bell na qual o nervo facial que controla a musculatura do rosto para de funcionar.

A boa notícia é que após 4 meses tentando várias alternativas de tratamentos e sem sentir nenhuma melhora, Dainara recorreu à laserterapia combinada com a fisioterapia e tem apresentado uma evolução significativa.

Segundo o cirurgião dentista Willian Ortega, responsável pelo tratamento atual da youtuber, a paralisia de Bell em 70% dos casos tem reversão natural, mas nos outros 30% dos casos ou ocorre uma volta parcial dos movimentos dos nervos ou os mesmos não voltam. “A paralisia de Bell, também conhecida como paralisia facial periférica é causada por uma infecção viral. Com a inflamação do nervo, os ossos do crânio comprimem a região por onde os nervos passam impossibilitando os mesmos de mandarem impulsos elétricos para os músculos do rosto. Esses impulsos não chegam mais até o cérebro devido a inflamação”, afirma o especialista.

A baixa da imunidade, somada a infecção viral de herpes foram um dos fatores que impulsionaram a paralisia da modelo. “Além disso, a Dainara tinha restringido a alimentação e estava por conta própria sem comer carne, o que ocasionou a carência de vitamina B12 no organismo. Essa vitamina é muito importante para fazer a manutenção dos impulsos elétricos para a movimentação muscular”, esclarece.

 “No começo eu acreditava que meu rosto ia voltar ao normal com 10 dias, então eu fazia fisioterapia o tempo todo. Nunca imaginei que a paralisia ficaria por mais de um mês. Recorri a muitos tratamentos com neurologistas, otorrinolaringologistas, tomei corticoides por mais de 50 dias e nada resolveu. Hoje, com a orientação médica ideal posso dizer que me sinto praticamente curada”, conta Dainara Pariz.

Desde a primeira aplicação de laser a youtuber já vem sentindo uma melhora expressiva. “Já fizemos cinco aplicações de laserterapia na dosagem ideal. Foi emocionante ver a primeira lágrima escorrer do olho dela depois de meses de paralisia. O tratamento continua, nosso objetivo é reverter 100% ”, finaliza o doutor Willian.

 

Willian Ortega – CRO PR 23.627 - Graduado pela UNIPAR (Universidade Paranaense), especialista em Ortodontia e Pós- Graduado em Harmonização Orofacial. Coordenador e professor do Instituto Harmonizze – Especializando em Implantodontia pela Uningá.

Também ministra cursos e palestras pelo Brasil e no Exterior.

Consultório PR: Rua  Minas Gerais, 1932 - 4 Andar - Sala 404 (EXCLUSIF), Centro - Cascavel/Pr. Edifício Unique. Telefone: (45) 9.9809-3334.

Consultório SP: Rua Iraí, 300, Moema, IDF Odontologia, São Paulo/SP. - Telefone: (11) 4329-7854 - Instagram: /drwillianortega  -  Facebook: Willian Ortega

 

Prati-Donaduzzi está entre as 1.000 maiores empresas do Brasil pelo sexto ano consecutivo

A farmacêutica paranaense Prati-Donaduzzi, marcou presença, mais uma vez, na lista das 1.000  Melhores e Maiores empresas brasileiras. Esta é a sexta vez que a indústria aparece no ranking elaborado pela Revista Exame. No mês passado, a companhia figurou entre as maiores organizações no Anuário Valor 1000, desenvolvido pelo Jornal Valor Econômico.

O resultado divulgado pela Revista Exame, no início do mês, também revela que a Prati-Donaduzzi ocupa a 755ª posição no geral e a 12ª no segmento farmacêutico. Este levantamento é considerado um dos mais importantes do mercado brasileiro. Para chegar ao resultado, avaliou mais de 3 mil empresas, divididas em 20 setores da economia brasileira que se destacaram em 2018. Além disso, também divulgaram a lista das mil maiores empresas do país.

No total, são contempladas 22 categorias: Atacado; Auto indústria; Bens de Capital; Bens de Consumo; Eletroeletrônicos; Energia; Farmacêutico; Indústria de Construção; Indústria Digital; Infraestrutura; Mineração; Papel e Celulose; Química e Petroquímica; Saúde; Serviços; Siderurgia e Metalurgia; Telecomunicações; Têxtil; Transporte; Varejo; a Melhor do Agronegócio; e a Melhor Empresa do Ano.

Para o diretor-presidente da Prati-Donaduzzi, Eder Fernando Maffissoni, a classificação no ranking da EXAME destaca a robustez dos negócios da indústria, que hoje, é a maior produtora de medicamentos genéricos do Brasil*.

“Estar pela sexta vez consecutiva entre as mil maiores empresas do Brasil é motivo de orgulho. O reconhecimento reafirma nossa solidez no mercado farmacêutico. E nos dá força para continuarmos a investir em novas tecnologias, infraestrutura e, principalmente, nas pessoas”, afirmou.

 

Crescimento - Com a previsão de crescer em média 15% ao ano, a Prati-Donaduzzi encerrou o primeiro semestre de 2019 com 46 novas apresentações de medicamentos, totalizando em seu portfólio 354 produtos.Para alcançar esses objetivos e, finalizar o ano com a produção aproximada de 12 bilhões de doses, a farmacêutica tem feito investimentos em várias áreas. Entre eles, em aperfeiçoamento dos processos, sobretudo, em pesquisa, inovação, aquisição de novos equipamentos e contratação de mão de obra qualificada.

 

SOBRE A PRATI-DONADUZZI - A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos genéricos. Com sede em Toledo, oeste do Paraná, produz, aproximadamente 11,5 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera aproximadamente 4,3 mil empregos. É considerada a maior produtora de medicamentos genéricos do Brasil* e pretende incrementar em 15% seu faturamento e capacidade produtiva em 2019.

*IQVIA MAT JUL/2019 PMB + NRC Doses Terapêuticas