Mauro Picini
Mauro Picini Sociedade + Saúde 10/07/19

Escolhas corretas ajudam a controlar o apetite durante o inverno

Nutricionista indica as melhores escolhas para aproveitar a estação sem descuidar da dieta

Para muita gente manter a dieta nos meses mais frios é um grande desafio, afinal, basta a temperatura começar a cair para bater a vontade de ficar embaixo do edredom, assistindo filme e comendo guloseimas. No entanto, com escolhas corretas, é possível aproveitar a estação sem comprometer a balança. “Além de trazer a sensação de conforto e aconchego, no inverno nosso corpo gasta mais calorias para manter a temperatura corporal estável. Para suprir esse gasto, sentimos mais fome, principalmente por alimentos mais calóricos, como carboidratos e gorduras”, explica Ione Leandro, nutricionista da ONODERA Estética.

Abaixo, a especialista separou algumas trocas alimentares para aproveitar o inverno aquecido e, principalmente, com saúde.

Chocolate quente por Cacau quente ligth ou chá – Além de nos manterem aquecidos, as opções saudáveis como o cacau e chá são ótimos aliados para manter a forma. “Utilize as ervas que fazem bem ao aparelho digestivo como, por exemplo, chá de alcaçuz (1 colher de chá de alcaçuz para 300ml de água), chá de camomila, mulundu, melissa, jasmin e erva-cidreira”.

Massas por sopas - Os segredos das sopas estão na escolha dos ingredientes que serão usados. Evite preparos cremosos com adição de leite e queijos. Dê preferência a alimentos mais frescos e leves, utilizando legumes e verduras.

Chocolate ao leite por chocolate com maior quantidade de cacau – Dentro dos padrões nutricionais, o cacau é um alimento muito bem-vindo, pois é fonte de magnésio, manganês, potássio, ferro, cobre e vitaminas B e E. Em sua composição ainda encontramos antioxidantes que protegem os tecidos contra radicais livres e retardam o envelhecimento. “Para não sair da dieta, deve-se evitar os chocolates brancos e ao leite, que são repletos de açúcar, aditivos e gordura hidrogenada. Opte pelo amargo ou meio amargo e com maior quantidade de cacau”.

 

Cerveja por vinho – “Apesar do vinho ser mais calórico, em seus componentes encontramos diversas substâncias benéficas para a saúde. Além disso, a tendência é beber menos que a cerveja, o que resulta em uma menor ingestão de calorias”, finaliza Ione.

 

Sobre a Onodera Estética - Com mais de 38 anos de tradição em sua área de atuação e uma completa equipe multidisciplinar, a ONODERA Estética oferece serviços e tratamentos estéticos exclusivos voltados para a beleza, entre eles, serviços de tratamento corporal, facial e medicina estética. Atualmente, são mais de 1200 colaboradores dedicados ao bom atendimento de seus clientes, além das cerca de 50 unidades espalhadas pelo país.    www.onodera.com.br

 

Socorro, as férias chegaram!

Paraíso para as crianças ou pesadelo para as pais? As férias escolares podem ser sinônimo de alegria ou de estresse para muitas famílias.

Atualmente, a maioria dos pais trabalha fora, o que dificulta dar conta das crianças de férias em casa durante 15 dias ou mais. Isso pode gerar um verdadeiro pânico familiar, inclusive. Sem falar que esse dia a dia corrido pode fazer com que os pais se sintam culpados por não poderem dedicar um tempo de lazer com seus filhos.

Mas nada disso pode ser um empecilho para que as crianças tenham dias de descanso e diversão enquanto os pais trabalham. Ao contrário do que alguns pais pensam, as crianças também precisam de férias. Muitas vezes, elas têm uma agenda estafante com aulas de língua estrangeira, esportes, reforço escolar e dever de casa — o que acaba gerando um estresse muito parecido com o do adulto. Nesse caso, o tiro pode sair pela culatra e acabar prejudicando o rendimento escolar da criança em alguns casos. Por isso, deixe seu filho curtir as férias! Às vezes, um rolo de papel craft, um pincel e alguns potes de tintas guache ocupam os pequenos por horas.

Estar de férias nem sempre significa programas caros, como viajar ou sair de casa todos os dias. Às vezes, poder ficar no aconchego do lar e acordar mais tarde já é o suficiente para quebrar a rotina escolar e gerar o descanso necessário. Além disso, o excesso de atividades pode gerar o efeito contrário e a criança acaba voltando para a escola mais cansada ainda.

Evite gastar energia se sentindo culpado por não poder levar seu filho para viajar ou por não estar em casa nesse período. Sempre que puder, participe com ele das brincadeiras. Entre no jogo, pule corda, jogue bola. Se gostam de viajar, planejar passeios curtos de fim de semana também pode ser uma boa opção.

A escolha do tipo de atividade para as crianças vai depender muito da faixa etária em que ela se encontra. Crianças até os cinco anos estão em pleno desenvolvimento psicomotor, por isso, precisam de espaço para correr, saltar, pular, jogar bola e pular corda. Então, algumas horinhas no parque ou na pracinha devem fazer a alegria da garotada. Providencie corda, bola, baldinhos, pazinhas e deixe a meninada se divertir!  Mas lembre-se: é sempre bom contar com a supervisão de um adulto.

Além dessas atividades ao ar livre, outras opções para essa turminha miúda é ter à disposição livrinhos adequados à idade, lápis de cor, giz de cera, massinha de modelar, papel à vontade, jogos simples de encaixe, vídeos curtos de desenhos animados ou de programas infantis. O importante é variar nas atividades, lembrando que tanta energia gasta durante o dia também requer mais horas de sono para recarregar as baterias. Relaxe em relação à bagunça, mas aproveite para ensinar à criança a limpar e guardar tudo quando terminar a brincadeira. É uma excelente oportunidade de aprendizagem!

Para os mais velhos, que estão na faixa etária dos 7 aos 11 anos, o ideal é propor atividades em grupos. Nessa fase, eles gostam de estar com os amigos da mesma idade e curtem as atividades mais competitivas, como queimada, basquete, vôlei, pique-bandeira etc., além dos jogos com regras mais elaboradas. Como já sabem ler, é uma ótima fase para motivar o acesso a livros de aventuras, poesia ou teatro, por exemplo. Existem títulos ótimos que podem ser apresentados às crianças. As boas livrarias têm sempre uma seção de literatura infanto-juvenil que pode ser muito útil para visitas ou aquisição de livros do interesse deles.

Além disso, providencie visita a museus, bibliotecas, uma ida ao cinema, jogos de tabuleiro etc. Proponha algumas atividades que incentivem a turminha a largar um pouco o joguinho e o celular. Vai dar um pouco de trabalho no começo, mas pode surtir um efeito muito positivo em termos de socialização.

Outra coisa boa é que o mercado já entendeu que os pais precisam de ajuda nesse período de férias escolares, por isso, existem várias opções bacanas de atividades para as crianças não ficarem só em casa vendo TV e jogando videogame. Muitas creches, pré-escolas, clubes e até igrejas oferecem colônias de férias em horário integral ou de meio-período. O importante é que antes de inscrever a criança em qualquer um desses lugares seja feita uma boa pesquisa. Essa escolha pode implicar em gastos extras, mas é uma ótima opção para os pais que trabalham e que querem proporcionar aos filhos um tempo de lazer e interação social. Entretanto, caso não seja possível contar com esse tipo de serviço, não se desespere. Existem opções mais em conta que vão proporcionar um ótimo período de férias para os pequenos.

Pensando nisso, destacamos alguns aspectos que você deve levar em consideração na hora de escolher onde deixar o seu filhote nas férias. Tome os mesmos cuidados que teria ao escolher uma escola para o seu filho!

•  Marque uma visita ao local e converse com os responsáveis. Antes de sair, anote tudo o que precisar perguntar para não esquecer: alergias, horário de sono, amiguinhos que irão também etc. De preferência, vá sem a criança nessa primeira visita;

• A proximidade de casa é sempre uma boa escolha. Se isso não for possível, veja se há um meio de transporte seguro para levar e buscar o seu filhote. Se precisar, peça indicações;

•   Pergunte sobre as atividades que serão realizadas. Se haverá passeios ou excursões para os pequenos e onde serão realizadas. Afinal, eles estão de férias, né?

•  Peça para visitar as salas e áreas comuns (banheiros, cozinha, pátios etc). Se houver brinquedos, veja se são seguros e pergunte se sempre haverá adultos por perto;

• Pergunte quantas pessoas ficarão responsáveis pelas crianças durante o horário escolhido;

• Se optar por refeição, peça para dar uma olhada no cardápio, principalmente se seu filho tem alguma intolerância alimentar;

• Pergunte quanto ao procedimento em caso de acidentes. Criança cai, se machuca, rala joelho... Por isso, todo cuidado é pouco para evitar correrias e aborrecimentos.

Deixe um pouco o celular e o notebook de lado e passe um tempo de qualidade com o seu filho, Com certeza, isso vai dar um sabor especial para as férias e criará memórias inesquecíveis entre vocês. Boas férias!

Autora: Maristela Gripp é professora da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter, doutora em estudos linguísticos e pós-graduada em psicopedagogia.

 

Prati-Donaduzzi está entre as 150 empresas mais inovadoras do Brasil

*IQVIA MAT MAIO/2019 PMB + NRC Doses Terapêuticas

A Prati-Donaduzzi, maior produtora de medicamentos genéricos do Brasil*, está entre as 150 empresas mais inovadoras do país, segundo o Anuário Valor Inovação Brasil, a mais relevante publicação de inovação no cenário nacional.

A cerimônia de premiação da 5ª edição do Anuário ocorreu na terça-feira (2), no Espaço Villa Blue Tree, em São Paulo (SP).

Das 210 empresas brasileiras pesquisadas, a Prati-Donaduzzi ficou na colocação 112º, crescendo nove posições em relação a 2018. No passado, a classificação era de 121°. A pesquisa avaliou as práticas de inovação das companhias que atuam no Brasil em diferentes atividades econômicas. A elaboração do ranking teve como base cinco pilares da cadeia de inovação: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento. O objetivo foi analisar como cada um dos pilares é construído nas empresas e como isso se reflete nas práticas de inovação dos participantes.

De acordo com Eder Fernando Maffissoni, diretor-presidente da Prati-Donaduzzi, a participação no Anuário é muito importante, pois destaca os esforços da empresa na melhoria de seus processos, visando contribuir cada vez mais para o avanço da ciência e a qualidade da saúde dos brasileiros.  

“Estar entre as empresas mais inovadoras do Brasil é uma forma de comprovar a qualidade da Prati-Donaduzzi, uma indústria 100% nacional. Confirma que somos uma empresa responsável, sempre em busca de oferecer o que há de mais moderno e seguro em medicamentos que beneficiam milhões de brasileiros”, afirma o executivo.

 

Projetos inovadores - Em busca de inovação e de novas oportunidades de mercado, a Prati-Donaduzzi investiu para estruturar uma unidade de produção de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA’s) em Toledo, Oeste do Paraná. A estreia da indústria paranaense no mercado de IFA’s será com um produto pioneiro no mundo, o Canabidiol sintético.

O produto tem como principal vantagem seu alto grau de pureza, excluindo a presença do tetrahidrocanabidiol (THC), uma substância psicoativa que causa dependência química. Simultaneamente, a empresa está em fase final dos testes do Myalo®, medicamento à base de canabidiol - este produzido a partir do extrato purificado da planta, indicado para controle de crises de epilepsia refratária (grau mais crítico da doença, cuja incidência é maior em crianças). A pesquisa está sendo produzida em parceria com o Hospital das Clínicas da USP, câmpus de Ribeirão Preto. O medicamento ajudará a melhorar a qualidade de vida de quase 700 mil pessoas que sofrem da doença no país. A previsão é que esteja disponível no mercado no início de 2020.

 

Investimentos  - Pensando em colaborar para a melhoria da saúde dos brasileiros, a Prati-Donaduzzi, projeta para este ano o lançamento de 175 apresentações de medicamentos, das quais 163 são genéricos. Desse total, 37 já foram lançadas. Grande parte dos novos produtos será destinada ao tratamento de áreas do sistema nervoso central, sistema cardiovascular e aparelho digestivo metabólico.  Em 2018, a empresa lançou 37 opções de tratamento à população. Desses, 33 genéricos. Atualmente a Prati-Donaduzzi tem em seu portfólio 290 apresentações de medicamentos genéricos que representam 96,34% do faturamento da empresa.

 

SOBRE A PRATI-DONADUZZI - A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos genéricos. Com sede em Toledo, oeste do Paraná, produz, aproximadamente 11,5 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais 4,3 mil empregos. É considerada a maior produtora de medicamentos genéricos do Brasil* e pretende incrementar em 15% seu faturamento e capacidade produtiva em 2019.

 

Trattoria di Carinolla oferece jantar especial em homenagem ao Dia da Pizza

O restaurante do Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort abre para o público na quarta-feira, 10 de julho, com buffet de anti-pastos e rodízio de pizzas

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho. A data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985 e na ocasião foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita na cidade. Em homenagem a data, a Trattoria di Carinolla do Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort vai oferecer um buffet de anti-pastos e sobremesa com rodízio de pizza no valor de R$49,00 por pessoa.

O restaurante é aberto ao público geral e seu nome é uma homenagem à cidade italiana de Carinola, berço da família Vezozzo, fundadora da rede hoteleira. Os clientes podem desfrutar de massas frescas e pizzas em um ambiente aconchegante com vista para piscina e a atmosfera das trattorias italianas. Além disso, a adega de vinhos oferece grande variedade de rótulos. O restaurante abre de quinta a domingo, das 19h30 às 23h, abrindo excepcionalmente no dia 10 de julho em homenagem ao Dia da Pizza.

 

Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort

O Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort possui 311 apartamentos, cinco opções de restaurantes (Naipi Coffee Shop, M’Boicy Lobby Bar, Igobi Pool Bar & Grill, Restaurante Tarobá e Trattoria di Carinola, além do Kibô Sushi Corner) e mais de 19 espaços para eventos, superando 5 mil m² de área. Para o lazer oferece atividades como arvorismo, escalada, arco e flecha, campo de futebol, quadra poliesportiva, Casa do Tarzan, casa na árvore, mata nativa com trilha ecológica e observação de aves, mini zoo, horta orgânica, Bourbon FunPlace com boliche, cinema e jogos de mesa, Bourbon Athletic Club, Espaço Turma da Mônica, Turma da Mônica Baby, Turma da Mônica Jovem e Brincando de Engenheiro, Mandí Nature Spa, duchas circular e escocesa, saunas, piscinas e salão de beleza.

As facilidades contam com apartamentos hipoalergênicos para não fumantes e para portadores de necessidades especiais; baby sitter; capela; Copa do Bebê; mini shopping com lojas de presentes e conveniências, e agências de turismo receptivo; estacionamento; internet wi-fi e roomservice 24h.

Confira todas as opções de destinos Bourbon: http://www.bourbon.com.br/

 

BOURBON CATARATAS DO IGUAÇU RESORT

Av. das Cataratas Km 2,5, Nº 2345  

Telefone: 55 45 3521 3900 

 [email protected]

Acompanhe a Rede Bourbon nas mídias sociais:

Facebook: bourbonhoteis

Instagram: @bourbonhoteis

Linkedin: Bourbon Hotéis & Resorts

Youtube: bourbonhoteis

 

Prati-Donaduzzi reúne colaboradores de suas 31 filiais para treinamento inédito

Além dos momentos de imersão os colaboradores realizaram visitas técnicas

Pela primeira vez a Prati-Donaduzzi reuniu em Toledo (PR) os colaboradores das suas unidades de distribuição presentes em 25 estados da federação para passarem por um ciclo de aprendizado e desenvolvimento. Além disso, o encontro serviu para alinhar as expectativas junto a esses profissionais sobre os planos de crescimento da companhia.   

 Durante dois dias, 2 e 3 de julho, mais de 30 profissionais entre supervisores, responsáveis técnicos e analistas que atuam nas unidades de distribuição e na matriz tiveram a oportunidade de conhecer todo processo de fabricação dos medicamentos desde o planejamento e controle de produção até a área de carregamento dos caminhões de onde saem todos medicamentos que chegam em suas filiais diariamente.

 Esses profissionais atuam diretamente nos processos operacionais das distribuidoras que consiste em receber e armazenar os medicamentos, separar produtos e pedidos, conferi-los, fazer sua expedição e coordenar o transporte até o cliente final. Para que o processo de entrega ao cliente aconteça, as filiais contam com diferentes modelos de operação (própria ou terceirizada), além do apoio de transportadoras.

 Segundo o gerente de distribuição e atendimento do cliente, Felipe Maziero, o objetivo do encontro foi proporcionar qualificação e conhecimentos desses colaboradores que auxiliam na entrega dos medicamentos. “Eles são peças fundamentais na nossa logística. E nos representam em todo o país, consolidando a marca no mercado e as estratégias de crescimento”.

 

Aprendizado -  “Foi um encontro maravilhoso, com muitos aprendizados e valores. Levo desse momento, amigos, objetivos e no coração o que há de melhor para crescer na Prati-Donaduzzi”, disse farmacêutica Vanessa Colinski, que atua no Centro de Distribuição de Jandira, São Paulo.

 Já o farmacêutico Mario Dinelli veio do Espírito Santo avaliou o encontro como positivo. “Estou na Prati desde 2014 e a imersão me permitiu conhecer as pessoas com quem trabalhamos, a missão empresa, processos de trabalho, aprendi muito nesses dois dias”.

 No momento do encerramento das atividades, durante realização de dinâmica sobre o que levariam desses dias na indústria, foram citados frases e palavras como: orgulho roxo, família Prati, vontade de fazer melhor, gratidão e atitude.

 

Visita às Cataratas -  Antes da visita na unidade fabril da Prati-Donaduzzi para conhecer os processos de trabalho, o grupo foi para Foz do Iguaçu para conhecer o Parque Nacional do Iguaçu, onde abriga Cataratas do Iguaçu.