Editorial
O bom exemplo da APA

Na edição de ontem, o JORNAL DO OESTE destacou o trabalho de expansão da APA – Lar dos Idosos, um bom exemplo de cuidado com o ser humano e de administração. Em todos os anos jamais se ouviu falar uma vírgula contra o trabalho desenvolvido pela entidade, tanto em sua gestão quanto ao trabalho dos profissionais e voluntários que lá atuam. Em tempos onde denúncias de maus tratos contra os idosos são comuns – inclusive em Toledo – é preciso ressaltar o trabalho desenvolvido pela APA e aqui uma menção à pessoa do pastor Edgar Ravache que durante muitos anos comandou a instituição com maestria, a mesma que o novo presidente, pastor Marlon Jonas Radons certamente dará continuidade.

A expansão de mais 12 quartos é um passo firme e que demonstra a determinação da APA em atender da melhor maneira possível quem lá reside, seja por vontade própria, seja por necessidade. Ali não interessa quem é quem, pois todos são tratados de forma igual, acima de tudo com a dignidade que as pessoas idosas merecem receber quando chegam a uma determinada idade muitas vezes sem opções a não ser sobreviver, seja por problemas de saúde ou financeiros, muitas vezes até emocional diante do abandono sofrido por parte da família.

E aí a sociedade de Toledo precisa enaltecer ainda mais o trabalho desenvolvido por toda a equipe da APA e os muitos voluntários anônimos que contribuem para sua manutenção, afinal, não são muitas as cidades que contam com um serviço tão especializado e tão humano no atendimento à pessoa idosa. Para quem lá já esteve, é fácil perceber a dedicação dos profissionais a quem lá vive, o amor no trato diário – e nem sempre fácil – com velhinhos e velhinhas que tanto viveram e agora querem apenas um pouco de paz, conforto e respeito, algo que a APA – Lar dos Idosos oferece há tanto tempo, mas que muitas vezes passa despercebido.

O bom exemplo da APA apenas corrobora para a imagem positiva do trabalho de assistência social praticado por tantas outras entidades em Toledo que formam uma rede especializada no atendimento ao ser humano em praticamente todas suas necessidades. Uma rede que ajuda a sociedade e por ela é ajudada, numa simbiose maravilhosa na busca em oferecer ao ser humano aquilo que ele mais precisa: dignidade!