Artigos
Resgate da memória – projeto EJA

Resgate da memória – projeto EJA

Durante os trabalhos elaborados em sala de aula, a Escola de Jovens e Adultos (EJA) lançou um projeto para que os alunos resgatem memórias afetivas. Ao longo de 14 semanas o JORNAL DO OESTE irá disponibilizar um espaço nas edições do fim de semana para publicar um texto dos alunos envolvidos no projeto. A estrutura do conteúdo, tem a intenção de elevar a escrita por meio da vivência dos alunos no gênero textual depoimento.

 

Boas lembranças

Maria Helena Markovskie de Oliveira Morais

Tenho muitas lembranças, umas boas, outras ruins. As ruins tento não falar muito, já a boa estou sempre revivendo os momentos em minha mente. A que eu vou relatar aqui é com o meu pai, que hoje já é falecido.

Volte no tempo comigo, pois neste exato momento, em meus pensamentos estou vendo ele sentado em uma pedra, na sombra de uma laranjeira, no meio da roça, com o seu violão, cantando uma música que ele havia feito, sempre que nos reuníamos, cantávamos juntos.

Meu pai, além de cantor, era um grande compositor, ele fazia músicas para todos nós, mas eu vou trazer aqui a música que ótimas lembranças me traz.

 

MÚSICA: Menina dos Olhos Verdes.

AUTOR: Pedro de Oliveira.

 

Dedicada a Maria Helena Markovskie de Oliveira Morais, sua filha e esta que vos relata.

Mergulhe em minhas lembranças através da música:

Oh! Menina dos olhos verdes,

você é tudo pra mim.

Eu fiquei apaixonado,

desde o dia em que eu te vi.

Porém eu te peço desculpas,

se pra roça lhe trazi.

Pra não lhe deixar sozinho,

lhe trazer eu preferi.

Eu não sou nenhum artista,

eu não vivo dessa função.

Pra poder ganhar dinheiro,

não uso pandeiro, nem sanfona,

muito menos violão,

é no cabo da enxada que eu ganho

o nosso pão.

Eu o amava muito e sinto muito a sua falta, não tínhamos uma boa situação financeira, mas ele me deixou boas lembranças, são ótimas recordações. Para mim, não existe herança mais valioso. Te amo pai! Saudades …