Resposta rápida

0 3

Quando a segurança pública falha, são muitas as vozes a se erguerem para protestar – com razão, em parte – contra as eventuais falhas na prestação de um serviço tão essencial quanto esse. Todavia, também deveria haver movimento semelhante quando essa mesma segurança age com presteza e oferece à sociedade uma resposta rápida, pautada em decisões corretas. Este é o caso da ação dos policiais da 20ª Subdivisão Policial que desvendaram em menos de 24 horas a autoria de um homicídio ocorrido no fim da tarde de terça-feira. O autor não apenas foi identificado como já está preso e à disposição da Justiça.

Não cabe aqui analisar os motivos do crime ou lamentar ter sido cometido por um jovem de apenas 22 anos e ainda por cima filho da vítima que não era assim tão vítima diante das ameaças e abusos psicológicos praticados contra esse filho, ao outro – um adolescente também apreendido – e à sua esposa. O que compete agora é celebrar a resposta rápida dada pela Polícia Civil, o que demonstra a capacidade técnica das equipes de investigação lotadas em Toledo.

Assim também acontece com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e até mesmo a Guarda Municipal que, quando acionada, tem mostrado que basta um pouco de orientação e boa vontade. Neste sentido Toledo está bem servido na área de segurança pública e os números talvez não sejam melhores por falhas na infraestrutura que não são culpa destes servidores públicos, mas sim de um sistema político recheado de buracos onde o dinheiro escapa.

Aí também é preciso reconhecer o esforço do Governo do Estado em melhorar essa estrutura. Em Toledo, por exemplo, chegaram novos delegados, novas viaturas para todas as forças, entre outras pequenas melhorias que vão construindo um ambiente mais propício para a execução de um trabalho digno, ainda mais numa região próxima a uma das mais perigosas fronteiras em território nacional.

Importante ressaltar também que não foi mera obra do acaso esse resultado eficaz desta semana, afinal, a 20ª SDP há anos apresenta índices muito acima da média quando se trata do combate à criminalidade.

Deixe um comentário