Editorial
Somos 140.635

Historicamente, Toledo sempre foi um município de pessoas visionárias e empreendedoras. Isso se comprova em uma simples conversa com pioneiros ou uma visita ao Museu Histórico Willy Barth. Toledo foi um município criado graças ao desbravamento e a coragem desses pioneiros.

É inegável que de lá para cá, Toledo somente atraiu mais e mais pessoas com esse mesmo espírito e a esperança de uma vida melhor. Isso tem reflexo até nos dias atuais. Na semana passada, o IBGE divulgou o resultado do censo populacional estimado para o ano de 2019 e Toledo manteve a 13ª posição no Estado entre os municípios mais populosos em 2019, com uma população estimada em 140.635.

Isso representa um aumento de 1,46% em comparação a 2018, quando a estimativa era de 138.572. São números que não causam estranheza já que é nítida a tendência de expansão do município. A cada dia divulgamos investimentos que colaboram para esse crescimento.

Em 2018, por exemplo, o Departamento de Receitas do município registrou a abertura de 690 novas em empresas e a baixa de 214. Já em 2019, foram abertas 1.015 empresas, enquanto houveram 239 baixas. E ainda estamos entrando em setembro.

Além da abertura de empresas que demonstra o potencial do crescimento de Toledo, o município também se tornou um polo universitário, o que representa centenas de estudantes que escolheram a nossa cidade para estudar. Muitos vêm para cá para estudar e não deixam mais o município.

Afinal, Toledo é um bom lugar para se viver. Há problemas. Sim. Alguns até difíceis de serem superados, mas aqui, apesar desse crescimento, ainda é possível ter uma vida tranquila. Ainda é possível criar os filhos com certa liberdade. Ainda é possível vislumbrar uma sociedade justa.

Ainda há gargalos a serem superados, mas como os pioneiros desbravadores não se esmoreceram com as dificuldades que tinham na colonização do município, toledanos de hoje não podem esmorecer. Juntos, cada um fazendo sua parte, poderemos ter uma cidade ainda melhor e fazer com que esse crescimento seja sustentável e que mantenhamos a qualidade de vida tão almejada por todos.