Editorial
Transparência e justiça

O lançamento da Campanha Legal – Pacto pela Criança – nesta quarta-feira (2) mostra o quanto Toledo é uma cidade diferente quando o assunto é a dedicação às causas em benefício da sociedade, afinal, desde sua primeira edição os números sempre foram crescentes, assim como o envolvimento de mais e mais parceiros com um único objetivo: manter na cidade o dinheiro de impostos que iria parar nos cofres públicos de Brasília por causa do Imposto de Renda. Com a campanha boa parte dos recursos é utilizada na manutenção dos – bons – serviços prestados por entidades assistenciais sérias e respeitadas na comunidade.

Para este ano o objetivo é finalmente chegar à marca do R$ 1 milhão. Embora o número possa parecer exagerado, ainda assim está muito aquém do limite previsto pelos especialistas que gira em torno de R$ 3 milhões. No ano passado a crise econômica interferiu muito na arrecadação, embora outro grave problema seja a desconfiança de quem não sabe ser esta doação apenas a antecipação de parte do imposto devido, ou seja, pagar a pessoa ou a empresa terá de pagar de qualquer jeito. Melhor se for fazendo uma ação beneficente, pois esta ajuda milhares de pessoas numa cidade que aprendeu a abraçar suas causas sociais.

Parte do sucesso da campanha se deve também ao esforço conjunto em prestar contas à sociedade do que tem sido feito com o dinheiro da Campanha Legal ao longo dos anos. Transparência talvez seja a melhor palavra para definir esse esforço. Cada centavo é prestado conta, tanto aos órgãos reguladores quanto à comunidade. Cada obra, cada novo serviço prestado é mostrado sem o menor constrangimento porque todos os envolvidos sabem muito bem quão importante é essa renda extra e capaz de representar a diferença entre sobreviver apenas com as portas abertas e prestar um serviço de qualidade a quem realmente precisa.

Outro fator a ser destacado é a justiça na distribuição de verbas, fator importante porque dessa forma é possível manter o equilíbrio das entidades e consequentemente dos serviços prestados com a ajuda de uma campanha legal de divulgar e contribuir.