Prefeito apresenta resumo dos primeiros meses de governo para o Comdet

13

O Executivo Municipal, representado pelo prefeito Beto Lunitti e secretários, esteve presente na 71ª reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet). O encontro aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), nesta quinta-feira (12), e marcou a retomada dos encontros presenciais da entidade.

A presidente do Conselho, Anaide Holzbach de Araújo, iniciou os trabalhos comemorando o retorno dos encontros. “É importante este contato. Esse ‘burburinho’, a troca de informações olho no olho, nos faz muito bem”. Logo após, Anaide apresentou a pauta do dia e convidou o prefeito Beto Lunitti para expor as ações. Lunitti explanou os diversos trabalhos implementados pela atual gestão nos primeiros sete meses.  

A primeira situação apontada foi a boa relação com as demais instituições. “Temos alinhamento com os governos estadual e federal, sem óbices e buscando sempre a boa condução de programas e políticas públicas”. Beto também citou o equilíbrio fiscal e econômico nas finanças municipais. 

Durante sua fala, Beto pontuou a postura do Governo Municipal, baseada em um “olhar para o retrovisor, o que permite uma correção de rumos”. Lunitti explanou ações voltadas ao desenvolvimento ambiental, inovação e tecnologia. “Temos que pensar o que queremos para o futuro da nossa gente. Ontem [11/08] entregamos diversos documentos para o secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Seif Junior com o intuito de buscarmos recursos para implementar o tratamento de efluentes e a produção de microalgas que podem ser usadas como ração na pecuária”, expôs. 

Beto aproveitou para falar sobre a Rede de Proteção ao Educando que está sendo implantada em Toledo. “Precisamos olhar para quem está em formação. Não há desenvolvimento sem uma boa formação”, destacando o intenso diálogo dentro da administração a fim de criar mecanismos para a aquisição e uso de tablets pelos alunos da rede municipal, além do incentivo aos professores, como o Programa Professor Educador que será lançado na próxima semana. 

Sobre os incentivos à geração de emprego e renda e atração de investimentos, Lunitti citou que tramita na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei ‘Toledo é + Negócio’, elaborado pelo Executivo Municipal. O Programa, quando implantado, vai oferecer uma série de incentivos para empresários já instalados ou com intenção de montar seus negócios em Toledo, como a isenção de impostos municipais em compra de imóveis da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Deseco), facilitação na obtenção de alvarás, desburocratização, entre outras vantagens para as empresas.

Da Prefeitura de Toledo-PR