Ademar Pedron se torna Cidadão Honorário de Palotina

0 1.371

A Câmara de Vereadores de Palotina aprovou, na segunda-feira (18), em sessão ordinária a concessão de título de Cidadão Honorário para o vice-presidente da C.Vale, Ademar Pedron.

A homenagem foi proposta pelo vereador Thiago Mostachio (PSDB) que justificou que Ademar Pedron tem prestado relevantes serviços à comunidade. Presente à sessão, Ademar Pedron agradeceu o reconhecimento. O título será entregue em sessão solene que será realizada em data futura pela Câmara de Vereadores.

BIOGRAFIA – Ademar Luiz Pedron nasceu no dia 20 de dezembro de 1953, em Engenho Velho, município de Concórdia, estado de Santa Catarina. É filho de Alfonso Pedron e Albina Vendrusculo Pedron. É casado com Renati Rheinheimer, com quem tem dois filhos: Camila Pedron Fiorentim, casada com Daniel Fiorentin, e Murilo Afonso Pedron, casado com Bruna Mendes, e o neto Miguel Mendes Pedron.

Seu pai, Alfonso, foi convocado a servir o exército com 24 anos de idade (1939) em decorrência do início da Segunda Guerra Mundial e retornou no ano de 1942. Iniciou sua atividade civil montando uma serraria em Severiano de Almeida – RS. Em 1943, mudou-se para o estado de Santa Catarina, no interior do município de Concórdia (distrito de Engenho Velho), e passou a trabalhar no comércio de secos e molhados, criação de suínos, transporte e agricultura. Em dezembro de 1966, veio para Palotina, onde adquiriu uma área de terras e continuou no comércio.

Ademar Luiz Pedron, após ter concluído, em 1965, o primário (4º ano), para continuar os estudos, optou por vir para Palotina junto com os irmãos Antenor e Antônio, em fevereiro de 1966, pois Palotina já oferecia a continuidade dos estudos. Completou o 5º ano (admissão) na Escola Mater Ter Admirabilis. No ano seguinte, iniciou o curso ginasial no Colégio Santo Agostinho e o concluiu no ano de 1970. Durante esse período, trabalhava com seu pai na lavoura, auxiliando nas atividades normais. De 1969 até o final de 1970, trabalhou como contínuo no escritório Aliança, de Darcy Ioris, oportunidade de aprender, conhecer e descobrir qual caminho escolher para formação profissional.

Depois Ademar Pedron estudou no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, onde cursou o primeiro e segundo ano do científico. Em janeiro de 1974 prestou exame vestibular para o curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Paraná e classificou-se na primeira turma.

No ano seguinte fez novo vestibular na federal, no curso de ciências econômicas, e passou na segunda turma. Levou os dois cursos até concluir o curso de agronomia.

Fez estágios no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), de Londrina, na área de produção de sementes, na Embrapa de Ponta Grossa, na área de fitotecnologia, utilização de agroquímicos, e outros.

Formou-se em 1978 pela Universidade Federal do Paraná e começou a trabalhar na então Coopervale. Atuou como assistente técnico agronômico, auxiliar na produção de sementes e como responsável pela produção de sementes. No ano de 1982, assumiu a gerência do departamento de insumos. Em 1988, passou a ocupar a gerência da divisão de cereais. Em 1994, assumiu a divisão de produção (área responsável da porteira para dentro do associado).

Em 2004, tornou-se vice-presidente da C.Vale, cargo que ocupa até hoje. Fez curso de pós-graduação MBA em gestão empresarial pela Univel e curso de formação de executivos e líderes cooperativistas. Foi secretário-executivo da Coonagro – Cooperativa Nacional Agroindustrial, com sede em Curitiba e unidade de produção de fertilizantes em Paranaguá.

Na área social, foi presidente da Associação dos Funcionários da C.Vale, por três gestões consecutivas, quando mudou a gestão da associação, tornando-a autossuficiente através de promoções e prestação de serviços para os funcionários, empresas fornecedoras e casamentos.

Foi presidente por três mandatos seguidos no Centro Cultural Italiano de Palotina, quando incorporou a Associação Esportiva e Cultural Alvorada, construindo nova sede com recursos gerados pelo trabalho voluntário da comunidade. O principal objetivo é manter viva a cultura italiana no município.

No dia 8 de agosto de 2023, Ademar Pedron completou 45 anos na C.Vale, 26 anos como funcionário e 19 anos como vice-presidente. Junto com uma equipe formada pelo conselho de administração, conselho fiscal, diretoria executiva, gerentes de divisão e departamentos e por funcionários, todos sob a liderança do Presidente Alfredo Lang, a C.Vale tornou-se a segunda maior cooperativa do Brasil. Hoje, são mais de 27.000 associados, 13.500 funcionários, oferecendo inúmeras oportunidades para os seus associados com base na diversificação agropecuária. Com a produção de soja, milho, trigo, leite, suínos, frango, peixe e industrialização de mandioca, a cooperativa proporciona segurança para seus associados, sejam eles mini, pequenos, médios e grandes produtores.

PALOTINA

Deixe um comentário