AgroTrilha ganha novo segmento e reforça importância da preservação

45

Marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5, ocorreu o lançamento de mais um segmento do Projeto AgroTrilha, idealizado pela Sociedade Rural de Palotina. O novo segmento, denominado Quati, possui 1.90 metros de extensão e possibilidade atividades como caminhada e ciclismo mountain bike. O lançamento ocorreu seguindo os protocolos sanitários para prevenção ao covid. Participaram do evento representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, presidido por Guilherme Daniel; do Setor Palotina da UFPR, na pessoa da diretora Yara Moretto; presidente da Sociedade Rural de Palotina (SRPA), Jonas Mario Vendrúscolo; idealizador do projeto e ex-presidente da SRPA, Gerson Araldi; prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti; vice-prefeito Felipe Zago; vereador Thiago Mostachio, que representou a Câmara Municipal e também Juarez Pastore, secretário de Agricultura e Gestão Ambiental.

O projeto AgroTrilha tem objetivo de preservação, além de estimular atividade física ao ar livre e melhorar a qualidade de vida dos palotinenses. É uma parceria da Sociedade Rural de Palotina, Instituto Ambiental do Paraná, Instituto Água e Terra, Ministério Público do Paraná, Município de Palotina, UFPR – Setor Palotina, MTB Travel e Conselho Municipal de Meio Ambiente. Para marcar os três anos de projeto, foram plantadas três mudas de árvores. O segmento inaugurado, denominado Quati, de 1.900 metros de extensão, é a terceira trilha disponível ao público. A AgroTrilha está localizada na região do Alto Pioneiro e possibilita atividade como caminhada e ciclismo de mountain bike. A iniciativa visa também fomentar a preservação ambiental e ao mesmo tempo contribuir para o resgate da história de Palotina já que na região há vestígios das antigas habitações do município, além das primeiras estradas abertas pelos colonizadores.  

Segundo Gerson Araldi, a proposta é continuar aprimorando o projeto. Ele destaca que neste ano foi criado um grupo de amigos da AgroTrilha e graças a isso foi possível viabilizar recursos para colocar placas de sinalização e identificação das espécies de árvores da região. Uma etapa seguinte é instalar um parque infantil para entretenimento das crianças que acompanham seus pais. “Agradecemos estas pessoas que nos ajudam. É preciso agradecer ainda os produtores que permitiram a instalação da AgroTrilha e todos os parceiros deste projeto”, destacou Araldi.

PALOTINA