Assis busca parceria com Senar/Pr

3

O município de Assis Chateaubriand vem se destacando no cenário paranaense, pois recebe neste momento a maior obra privada em andamento no Paraná. Até 2022, a Frimesa planeja concluir a primeira fase da obra da nova planta industrial para abate no município. Inicialmente a capacidade é de 7.500 suínos por dia, com investimentos de R$ 700 milhões. Até 2030, a empresa espera finalizar o projeto com uma planta para abate de 15 mil suínos/dia.

Diante deste quadro, desde que assumiu o paço municipal o prefeito Valter Aparecido Souza Correia tem contado com um ‘parceiro’ de primeira hora. Durante sua viagem a capital, por intermédio do ex-prefeito, hoje secretário de Administração e da Previdência, deputado Marcel Micheletto, Valtinho acompanhado pelo chefe de gabinete, Rodrigo Furlan, manteve audiência com o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette.

De acordo com o prefeito, diante de tantos novos investimentos que estão ocorrendo o município tem que estar preparado e justamente este foi o assunto tratado com o presidente do órgão. Valtinho solicitou parceria com o Portal de Educação a Distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (EaD Senar). Atualmente o portal oferece 30 cursos dentro dos Programas de Capacitações Tecnológicas. São cursos voltados para as cadeias produtivas atualmente em expansão na agropecuária, entre eles suinocultura.

Outro ponto tratado durante a reunião foi à inclusão do município no Programa Ação Social que prevê a distribuição de cestas básicas pelo Senar, através do Centro de Treinamento Agrícola (CTA) e o Sindicato Rural Patronal de Assis Chateaubriand.

“Desde que assumi o paço municipal tenho procurado retomar o projeto de desenvolvimento iniciado em 2013, pelo então prefeito Marcel Micheletto e a busca por parcerias tem sido uma constante. Neste momento, ela necessita de um movimento novo, que é justamente buscar qualificação profissional, preparar a mão de obra necessária para absorver esse mercado de trabalho que está em plena expansão. É algo desafiador, mas necessário para o presente e futuro do nosso município”, disse Valtinho.

ASSIS CHATEAUBRIAND