Assis realiza audiência pública para apresentação das notas técnicas do Plano Municipal de Educação

0 123

O município de Assis Chateaubriand, por meio da Secretaria de Educação e Cultura realizou, no dia 29 de março, uma audiência pública para apresentação das Notas Técnicas do Plano Municipal de Educação (PME). O evento ocorreu no Centro de Convenções no Paço Municipal e teve a presença de professores, coordenadores pedagógicos, funcionários, população em geral e a equipe técnica responsável pelo PME.

A secretária de Educação e Cultura, Fátima Aparecida Sobral Silva, fez a abertura da audiência pública agradecendo a todos os presentes e ressaltando a importância do Plano Municipal de Educação. Ela destacou que o PME tem um prazo de dez anos para ser executado, ou seja, de julho de 2015 a julho de 2025. “A audiência pública para apresentação das Notas Técnicas do Plano Municipal de Educação foi mais um passo importante nesse caminho. A participação da comunidade escolar e da população em geral demonstra o interesse e o comprometimento de todos com a melhoria da educação em Assis Chateaubriand”, ressaltou Fátima Sobral

O Plano Municipal de Educação é composto por 20 metas e 220 estratégias, que visam melhorar a qualidade da educação no município. Para garantir a efetividade dessas metas, uma equipe técnica, conforme estabelecido na Portaria nº 596/2023, é responsável pelo monitoramento do PME. Além disso, foi criada uma Comissão de Monitoramento e Avaliação, conforme o Decreto 713/2023.

RELATÓRIO – Anualmente, é realizado um relatório de monitoramento e uma avaliação bianual do Plano Municipal de Educação. Neste ano, foi realizada a 4ª avaliação e durante a audiência pública foram apresentadas as Notas Técnicas que foram necessárias para adequação do Plano.

Uma das metas do PME é alfabetizar todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. Durante a apresentação das Notas Técnicas, foram sugeridas alterações no texto das estratégias da Meta 5 do Plano Municipal de Educação para melhor adequá-lo às necessidades e realidades do município.

As alterações propostas foram aprovadas de forma unânime pelos participantes da audiência pública. Essas mudanças visam garantir que o Plano Municipal de Educação seja efetivo na promoção da educação de qualidade para todos os estudantes do município.

O município de Assis Chateaubriand está comprometido em oferecer uma educação de excelência e o Plano Municipal de Educação é uma ferramenta fundamental nesse processo. Com metas claras e estratégias bem definidas, o PME busca garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental e promover melhorias em todos os níveis da educação municipal.

ASSIS CHATEAUBRIAND

Deixe um comentário