Assis: Secretaria de Saúde divulga o 6º LIRAa e índice fica em 2,4% sendo médio risco

8

Foi divulgado pela Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand na quarta-feira (27), o 6º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano. O índice é de 2,4%, considerado de médio risco para o município, pois o recomendado pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1%. O LIRAa foi realizado entre os dias 19 a 22 de outubro, onde 1.157 imóveis foram vistoriados pelos Agentes de Endemias. 24 imóveis foram notificados e 2 foram infracionados.

Algumas localidades o índice foi bem superior como é o caso do Jardim Progresso que atingiu a marca de 7,69%, Jardim Araçá 6,57%, Jardim Paraná 3, com 5% e Jardim América 2 com 3,44%

Mesmo com índice de 2,4% no LIRAa, o município de Assis Chateaubriand não tem nenhum caso de dengue confirmado, conforme o último boletim, tendo o ano epidemiológico iniciado em 1 de agosto de 2021.

“Nós sabemos que este período é o momento de muita cautela e cuidado, pois todas as ações desenvolvidas agora serão o reflexo posterior durante o verão. Somos sabedores que uma epidemia de dengue para ela acontecer é muito rápido, questão de duas ou três semanas podemos avançar para uma epidemia e aí é muito difícil para controlar depois dela instalada e somente iremos conseguir conter com a ajuda da população, não é possível que somente os Agentes de Endemias, façam as vistorias, fiscalizem, até mesmo autue alguns casos, se os moradores não colaborarem, sozinhos não conseguimos fazer o controle. Durante o levantamento, nossa equipe verificou que os criadouros encontrados são de fácil remoção, basta que todos possam ajudar e fazer uma vistoria nos quintais pelo menos uma vez por semana e coletar plásticos, latas, tampinhas de garrafas, vistoriar as calhas e pneus”, pontuou o secretário de saúde Fabio Fantim Camilo.

ASSIS CHATEAUBRIAND