Audiência Pública é realizada em Assis Chateaubriand

0 127

O município de Assis Chateaubriand realizou, na última terça-feira (14), a Audiência Pública de apresentação da atualização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Assis Chateaubriand que aconteceu no Centro de Convenções (Auditório Municipal).

O PMGIRS é um instrumento de extrema importância dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei Federal nº 12.305/2010). Sua principal função é orientar a administração municipal no gerenciamento e planejamento do manejo de resíduos sólidos, oferecendo soluções para os problemas existentes na localidade.

Dentro do plano, estão contempladas diversas questões, como a caracterização dos geradores de resíduos sólidos no município, a infraestrutura atual e programada para a gestão desses resíduos, além de diretrizes e estratégias para o prognóstico dos diferentes tipos de resíduos. Entre eles, podemos citar os resíduos sólidos urbanos, os resíduos de serviço de saúde, os resíduos de construção civil, os resíduos eletrônicos, os resíduos de óleo de cozinha, os resíduos agrossilvopastoris, os resíduos industriais, os resíduos de óleo lubrificante, os resíduos de pneus inservíveis, os resíduos de pilhas, baterias e lâmpadas, os resíduos de saneamento e os resíduos de mineração.

Durante a Audiência Pública, o vice-prefeito licenciado e Superintendente de Administração e Finanças, Cloves Angeleli, ressaltou a importância do evento. “A atualização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um passo fundamental para que Assis Chateaubriand possa enfrentar os desafios relacionados aos resíduos sólidos. Com um planejamento adequado e ações efetivas, será possível garantir a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população” salientou Angeleli.

A atualização do PMGIRS é primordial, pois é a partir desta que a gestão pública consegue quantificar e dimensionar os investimentos financeiros futuros e, definir projetos técnicos de gestão de resíduos realmente voltados para a realidade do município, uma vez que o plano pode ser vigente por até 10 anos.

A elaboração do PMGIRS constitui a condição para o município ter acesso a recursos da União ou por ela controlado, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.

Presenças do Secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente Leandro Silva Carlos, Eduardo Schmatz Diretor de Meio Ambiente, do vice-presidente da Câmara Municipal Francisco do Nascimento e do vereador Valdemar da Silva Melato e Lays Denuzzi, assessora da 2ª Promotoria de Justiça de Assis Chateaubriand.

ASSIS CHATEAUBRIAND

Deixe um comentário