Aulas da rede municipal voltam dia 21 para todos os alunos após recesso escolar

5

Desde o início do ano letivo a Secretaria de Educação de Assis Chateaubriand está cumprindo rigorosamente o calendário escolar e a partir desta segunda-feira (12), as crianças entrarão em recesso escolar até o próximo dia 20. Será um período com poucos dias, mas para garantir os 200 dias letivos o retorno será no dia 21 de julho.

De acordo com a Secretária de Educação e Cultura, Fátima Aparecida Sobral, o retorno será para todas as séries de forma híbrida e escalonada. “Nós estaremos após o recesso retornando com a Educação Infantil, 4 e 5 e do primeiro ao quinto ano, o retorno será bem seguro e tranquilo, assim como foi até o momento, pois as crianças estão cumprindo tudo que está no plano de contingência das escolas e tomando todos os devidos cuidados, onde todos os profissionais da educação estão fazendo um trabalho de excelência para garantir essa segurança”, destacou Fátima.

A secretária destacou como vai funcionar o retorno híbrido e escalonado. “Híbrido, pois a criança estará tanto no ensino presencial como no remoto, os pais que optarem pelo remoto, continuarão assim neste momento, agora os pais que preferirem aulas presenciais para os seus filhos o ensino presencial. Escalonado, pois depende do tamanho da sala, voltariam 10 numa semana e outras 10 na outra”, esclareceu Fátima.

Todos os pais serão chamados para uma conversa e tomarem conhecimento de como será o retorno e a todos os protocolos de segurança.

CMEIS – Com relação aos Centros Municipais de Educação Infantil, exige um cuidado especial do município a preocupação do prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, é com a segurança de todos os alunos e nos CMEIs os cuidados devem ser redobrados pelo contato que os alunos acabam tendo com o professor. “O CMEI ele exige, a troca, o banho, dar comida, às crianças querem o colo do professor, então estaremos retornando com os CMEIs de uma forma bem diferente, até que tudo esteja mais normalizado. As crianças com 2, 3 anos para completar 4, estarão retornando de forma escalonada, sendo um pouco de manhã e outra parte a tarde, para assim diminuir a quantidade de alunos em sala de aula. Já as crianças de 0 até 1 ano e meio, o cuidado deve ser bem maior e por isso não retornam nesse momento. Está sendo desenvolvido um decreto, onde crianças em riscos vulneráveis, crianças atendidas pelo Conselho Tutelar e com acompanhamento de Assistentes Sociais e em sendo o caso serão atendidas, uma criança por sala para não correr perigo, faremos um plano de contingência” esclareceu Fátima.

TRANSPORTE ESCOLAR – O transporte escolar estará voltando normalmente a partir do dia 21 de julho, às crianças que os pais assinaram o termo de retorno presencial, devem procurar a Secretaria de Educação para informar que seu filho estará fazendo uso do transporte. “ O município vai contar a partir de agora com monitores os quais estarão acompanhando o transporte escolar e ajudando os motoristas, pois terão que fazer mais linhas, sendo reduzido em 50% da capacidade dos coletivos, para evitar que os condutores tenham de desembarcar e estar aferindo a temperatura dos alunos, o município então contratou monitores para também higienizar os bancos dos ônibus, fazendo o acompanhamento desde a entrada até a chegada na escola, e isso também será nos ônibus terceirizado”, finalizou ela.

No período do recesso escolar, os pais poderão procurar os estabelecimentos de ensino para tirar dúvidas ou buscar esclarecimentos, pois em todos os locais haverá um funcionário a disposição. 

ASSIS CHATEUABRIAND